PESQUISAR ESTE BLOG

NOSSO PREFEITO É TUDO DE BOM...

NOSSO PREFEITO É TUDO DE BOM...
Meu nome é Maria da Silva Santos e moro em SBC. Resolvi criar este blog para divulgar tudo o que o nosso prefeito tem feito pela nossa cidade e por nós. Graças a ele tenho como ir trabalhar e deixar meus 2 filhos na EMEB Agostinho Santos que está totalmente nova e equipada... Em nome de todos os moradores eu agradeço. LUIZ MARINHO 2012. Queremos continuar com você !

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PREFEITO APRESENTA PROJETO DE SISTEMA DE MANEJO DE RESÍDUOS NO BIOSFORUM

Meio Ambiente

Publicação:26/05/2011


Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Raquel Toth

A criação do Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos foi tema da palestra ministrada pelo prefeito de São Bernardo do Campo nesta quinta-feira (26/5), durante o segundo dia do Encontro de Governadores da BIOSforum – Brasil: Investimentos em Oportunidades Sustentáveis. A ação, elaborada a partir das diretrizes da Conferência Municipal de Saneamento Ambiental – realizada no ano passado e definida no Plano Municipal de Resíduos Sólidos – contempla um novo modelo de gestão de limpeza urbana e a construção da Unidade de Recuperação de Energia (URE), que será implantada em conjunto com o Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (SPAR).

O chefe do Executivo de São Bernardo foi o único prefeito a palestrar no evento, realizado no Jockey Club de São Paulo, com a presença de governadores, autoridades e especialistas em sustentabilidade. A BIOSforum foi criada pela Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (FENADVB), que visa estimular o debate e incentivar compromissos concretos para promover o crescimento sustentável do Brasil.

Com a nova Política de Resíduos Sólidos aprovada em 2010, São Bernardo terá um modelo de gestão de limpeza urbana que permitirá melhorias e incorporação de novos serviços, assim como a ampliação do programa de minimização com coleta seletiva de materiais recicláveis e gestão de resíduos de construção civil.

Para um parâmetro de qualidade, será constituído um sistema de controle e indicadores, estabelecidas metas de melhorias progressivas e instituído o controle social, por exemplo, de pesquisas de opinião junto à população.

A reestruturação e modernização do sistema de limpeza também permitirão a ampliação do programa de coleta seletiva, passando de 1% para 10% até 2016.

Unidade de Recuperação de Energia (URE) - Para a construção da Unidade de Recuperação de Energia (URE), modelos de diversos países foram estudados e visitados, como França, Holanda, Espanha, Portugal, entre outros. A previsão é que o empreendimento seja instalado em uma área do antigo Lixão do Alvarenga, com cerca de 30 mil metros quadrados, um passivo ambiental do município que deverá ser recuperado.

A implantação do sistema, conjuntamente com o novo modelo de limpeza pública e programas de minimização, têm investimento previsto de R$ 450 a R$ 600 milhões. O edital de licitação para a concessão do sistema por meio de Parceria Público-Privada (PPP), estimada em 30 anos, será publicado no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA PARTICIPAÇÃO...
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!
VOLTE SEMPRE!