PESQUISAR ESTE BLOG

NOSSO PREFEITO É TUDO DE BOM...

NOSSO PREFEITO É TUDO DE BOM...
Meu nome é Maria da Silva Santos e moro em SBC. Resolvi criar este blog para divulgar tudo o que o nosso prefeito tem feito pela nossa cidade e por nós. Graças a ele tenho como ir trabalhar e deixar meus 2 filhos na EMEB Agostinho Santos que está totalmente nova e equipada... Em nome de todos os moradores eu agradeço. LUIZ MARINHO 2012. Queremos continuar com você !

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Unidades de saúde recebem visita do prefeito de Anápolis - 29/09/2011

O sistema de saúde pública de São Bernardo do Campo foi visitado nesta quinta-feira (29/9) pelo prefeito de Anápolis (Goiás), Antonio Roberto Gomide, que esteve em São Bernardo do Campo para conhecer o funcionamento de algumas unidades de saúde e obter informações sobre a parceria entre a Prefeitura e a Fundação ABC.

Gomide elogiou as transformações na área de Saúde de São Bernardo e disse que o trabalho realizado no município pode servir de modelo para a cidade que ele administra. "Pude constatar que a saúde em São Bernardo é uma boa referência para nós porque está sendo planejada e executada com metas bem definidas. É um exemplo na área do SUS, principalmente no acolhimento, o que permite um atendimento rápido e eficiente", declarou.

Em encontro no gabinete do secretário de Saúde o prefeito disse que está sendo construída uma UPA em Anápolis e considerou importante conhecer in loco esse modelo de atendimento de urgências e emergências de baixa e média complexidade. Após visitar as UPAs Pauliceia/Taboão e a do Baeta Neves (que será inaugurada neste sábado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha), a comitiva, composta pela secretária de Saúde, Irani Ribeiro de Moura, do reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel Mendes e do diretor da Faculdade de Medicina de Anápolis, Carlos Lisboa, também esteve na UBS São Pedro, no Caps Infantil e no Caps III.

Prefeitura investe em acessibilidade para pessoas com deficiência em busca de emprego - 29/09/2011

A Prefeitura de São Bernardo do Campo conta com ações em prol da acessibilidade para idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. Um dos exemplos é a Central de Trabalho e Renda (CTR), que desde a sua implantação, em dezembro de 2010, se preocupa em oferecer um atendimento apropriado a esse público.

Os candidatos com deficiência auditiva que procuram o serviço, por exemplo, contam com um atendimento apropriado oferecido por uma funcionária especializada na Língua Brasileira de Sinais (Libras), que dá orientação e dicas de serviços e de oportunidades a essa parcela da população. O espaço também foi adaptado com a instalação de elevador para o transporte de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e gestantes.

A CTR, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, conta ainda com uma equipe totalmente preparada para atender candidatos com outros tipos de deficiência.

A Central de Trabalho e Renda disponibiliza frequentemente vagas para pessoas com deficiência. No momento, há 39 oportunidades de trabalho, entre cargos operacionais, limpeza e produção. Entre as ofertas, figuram 20 vagas de operador de telemarketing sem experiência e 10 de auxiliar de linha de produção, entre outras. O endereço é Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é 4128-1230.

Fundação Criança concorre ao prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011 - 29/09/2011

A Fundação Criança de São Bernardo do Campo está concorrendo à premiação da 6º edição da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social de 2011 com o programa Reencontro: Serviço de Enfretamento ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes. A entidade está concorrendo no eixo Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil. Ao todo serão premiados nove projetos, e o resultado será divulgado nesta sexta-feira (30/9).

O evento tem por objetivo identificar, certificar e difundir tecnologias sociais já implementadas em âmbito regional ou nacional, e os finalistas irão concorrer a um prêmio no valor de R$ 80 mil.

O programa Reencontro, pioneiro em âmbito municipal, e desenvolvido em parceria com a Polícia Civil está entre os 264 certificados para o prêmio, cujo resultado final está previsto para setembro. Este é o primeiro projeto da região do Grande ABC a receber a certificação e ser inscrito no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil.

O programa já ajudou a solucionar mais 900 casos de crianças e adolescentes desaparecidos desde sua criação, em 2006. Atualmente, sete situações de desaparecimento de crianças e adolescentes na cidade estão em andamento.

Montanhão recebe neste sábado (1/10) o programa São Bernardo em Movimento

Os moradores do Bairro Montanhão, em São Bernardo do Campo vão receber neste sábado (1/10), das 9h às 17h, o programa São Bernardo em Movimento. A atividade, que engloba diversos projetos desenvolvidos pelas secretarias visa descentralizar as ações oferecidas pelo município levando, para jovens e adultos, atividades recreativas, de educação, cultura e lazer.

O evento será realizado no Biquinha (Rua Passagem do Sossego, s/n), onde haverá atividades culturais, esportes radicais, recreação e oficinas que vão garantir a diversão dos participantes.

Prefeitura realiza neste domingo (2/10) serviços de manutenção e limpeza na Jurubatuba - 29/09/2011

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), realiza neste próximo domingo (2/10) os serviços de manutenção e limpeza do sistema de drenagem da Rua Jurubatuba. Com início programado para as 7h, a ação abrangerá a limpeza e desobstrução de galerias, poços de visita, caixas de passagem e captação de águas pluviais.

As intervenções serão realizadas ao longo do dia e se estenderão pela via, no trecho compreendido entre as ruas Olavo Bilac e Rio Branco.

Para garantir condições de trafegabilidade no local, a Secretaria de Transportes dará apoio à ação, através de sua equipe de tráfego, que operará com interdições parciais na Rua Jurubatuba e permissão de trânsito local para algumas vias do entorno.

Com esta intervenção, a Prefeitura visa realizar mais uma atividade preventiva da Operação Guarda-Chuva, a qual é conduzida pela Defesa Civil, e que tem como um de seus objetivos minimizar os impactos à população no período de chuvas intensas.

Ações simultâneas – Além das atividades conduzidas pela Defesa Civil, a Prefeitura tem feito a desobstrução de galerias e bocas de lobo – mais de 4 mil bocas de lobo por mês – além de realizar inspeções técnicas nas galerias principais do centro da cidade, principalmente do Ribeirão dos Meninos e afluentes. Além disso, também são executadas reformas de bocas de lobo e substituição de tubulações, além da limpeza de córregos.

Com estas ações, a Administração concluirá em tempo os serviços de limpeza dos sistemas de drenagem antes do período das chuvas, permitindo, assim, boas condições de operação do sistema existente.

Equipes da Metodista/São Bernardo vencem pelo Campeonato Paulista de Handebol -29/09/2011

A noite desta quarta-feira (28/9) foi de vitórias para as equipes masculina e feminina da Metodista/São Bernardo. Jogando fora de casa pelo Campeonato Paulista de Handebol, as meninas venceram Americana por 44 a 20, enquanto os homens derrotaram São Carlos por 31 a 18.
"Foi uma partida bem tranquila, conseguimos impor nosso ritmo de jogo do início ao fim. O jogo de hoje mostrou uma mudança em nosso perfil ofensivo, o que nos ajudou. Por outro lado tomamos vinte gols, isso mostra que é preciso melhorar nossa defesa", afirma a armadora Moniky Novais, convocada pela Seleção Brasileira para disputar o Pan-Americano no México.

No sábado (1/10), a equipe feminina volta à quadra. Recebe Pindamonhangaba no Ginásio do Baetão, às 16h, enquanto o time masculino vai até Itapevi enfrentar Cotia, às 20h30. As duas partidas também são válidas pelo Campeonato Paulista. O Ginásio do Baetão fica na Avenida Armando Ítalo Setti, 901, Baeta Neves.

Encontro no Parque abre atividades do mês do Idoso em São Bernardo - 29/09/2011

Abrindo a programação do Mês da Pessoa Idosa, a Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza neste sábado (1/10), das 8h30 às 12h, o Encontro no Parque, no Parque Municipal Raphael Lazzuri. O evento oferecerá atividades como yoga, reeducação postural, apresentação de danças e lazer para pessoas acima de 60 anos.

Esta é a primeira de uma série de ações que a Prefeitura de São Bernardo do Campo preparou especialmente em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado no Brasil em 1º de outubro. O objetivo da atividade é chamar a atenção para a questão do envelhecimento, considerando que, a partir da Constituição de 1988, a pessoa idosa deixou de ser objeto de benemerência e passou a ser sujeito de direito, portanto, sendo beneficiado com políticas públicas que atendam as suas necessidades.

Dados do IBGE de 2010 revelam que São Bernardo do Campo conta com uma população de 77.921 idosos de um total de 765.463 habitantes, sendo 33.340 homens e 44.581 mulheres. A região central da cidade é a que apresenta maior concentração de pessoas na 3ª idade, 10,05%, enquanto que a menor quantidade, ou 0,03%, é encontrada no Bairro Balneária.

Programação – A abertura oficial das comemorações será nesta terça-feira (4/10), às 14h, com a homenagem às centenárias e centenários de São Bernardo do Campo, no Centro de Referência do Idoso (CRI), na Avenida Redenção, 271, Centro. Na ocasião, também está programado o início dos Jogos Municipais da 3ª Idade, que acontece de 5 a 25 de outubro. Já no dia (21/10), o Centro de Referência do Idoso (CRI) promove o Baile Tropical, que oferecerá ao público diversas modalidades de dança entre elas bolero, salsa e forró. Para encerrar as atividades programadas para o mês da pessoa idosa, a Secretaria de Saúde realizará no dia (27/10), às 14h, no CRI, palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis na 3ª idade.

A programação completa do Mês do Idoso está disponível no site http://www.saobernardo.sp.gov.br/.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

São Bernardo amplia e substitui frota com a entrega de 50 novos ônibus convencionais

Transporte

Publicação:28/09/2011
Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Wilson Magão

Com o objetivo de otimizar e qualificar o serviço do sistema de transporte público de São Bernardo do Campo, o prefeito do município, em parceria com a SBCTrans (concessionária do sistema de transporte coletivo da cidade), entregou nesta quarta-feira (28/9) 50 novos ônibus convencionais. Desse total, 20 serão incluídos na frota e 30 vão substituir veículos antigos, totalizando 385 veículos operacionais, que atendem a 59 linhas de transporte urbano e transportam cerca de 6,5 milhões de passageiros por mês.

A aquisição desses novos veículos faz parte do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), iniciado em 2009 com o objetivo de reestruturar o sistema de transporte público municipal. Em 2010, foram entregues 62 micro-ônibus e 20 convencionais e, em 2009, 25 veículos tipo `padron´, de 15 metros de comprimento, e mais 50 ônibus convencionais, o que acarretou um investimento de R$ 39 milhões.

De acordo com o chefe do Executivo, é preciso priorizar o transporte de qualidade. "Em 2 anos e 9 meses de governo, nós entregamos 207 novos ônibus, sendo que 45 foram de acréscimo de frota e o restante como substituição. Em janeiro de 2009, o município contava com 340 veículos rodando, e agora já ampliamos para 385, de uma frota total de 420. Com a renovação da frota, a idade média dos ônibus passou de 6,6 anos para 4,5 anos, abaixo da exigência contratual, que é de 5 anos", disse.

Os 50 novos ônibus passarão a funcionar a partir desta quinta-feira (29/9), sendo que os 20 veículos incluídos na frota priorizarão as regiões do Alvarenga, Cooperativa e Vila São Pedro. O investimento da SBCTrans foi de mais de R$ 14,6 milhões.

O secretário de Transportes e Vias Públicas destacou que todos os ônibus entregues até hoje pelo prefeito possuem elevador para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. "Cerca de 55% da frota já tem acessibilidade necessária, o que não acontece em nenhuma cidade do País", pontuou.

Centro Esportivo do Jardim Lavínia atende mais de 6 mil pessoas em apenas um mês

Esporte

Publicação:28/09/2011

Inaugurado no dia 13 de agosto, o Centro Esportivo do Jardim Lavínia já é sucesso de público. Em pouco mais de um mês de funcionamento, o local já atendeu 6.170 pessoas que procuraram o complexo para aulas de futebol, meditação, dança de salão, caminhada, yoga, recreação e ginástica.

Diferente dos outros locais para a prática esportiva, o terreno de 11.500 metros quadrados foi transformado em um complexo esportivo com campo com grama sintética, novos vestiários, salão multiuso, pista de caminhada e paisagismo com bancos e jardineiras.

O administrador do Centro Esportivo do Jardim Lavínia afirma que o local é frequentado diariamente pela população. "Tem gente que vem de outros bairros para fazer cursos ou simplesmente caminhar", afirma.

Para participar dos cursos, que são totalmente gratuitos, basta o munícipe comparecer ao centro esportivo e preencher uma ficha de inscrição. O Centro Esportivo do Jardim Lavínia fica na Avenida Capitão Casa, 1.500. Informações pelo telefone 4353-0440.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prefeito é agraciado com o título de Prof.

Aula

Publicação:28/09/2011
Thiago Alfredo Krauss
da redação


Foto: Valmir Franzoi

O prefeito de São Bernardo do Campo foi condecorado na noite desta terça-feira (27/9) pela Faculdade de Interação Americana (Fainam) com o título de Professor "Honoris Causa", outorgado pelo Professor Doutor Oswaldo Accursi, diretor geral da instituição de ensino. A honraria foi concedida em reconhecimento aos méritos como cidadão preocupado com as causas públicas.

"Não estamos homenageando o prefeito, mas o cidadão, que tem dedicado energia e empenho para governar esta cidade", ressaltou Accursi.

O chefe do Executivo disse ter ficado surpreso e emocionado com a homenagem. "Jamais pensei um dia receber um título destes. Só posso agradecer pela atenção e pelo carinho que estou recebendo", declarou.

Com o tema Administração Pública – Como governar uma cidade, a aula magna ministrada por ele apresentou algumas das realizações feitas pela atual Administração, bem como as ações que deverão ser concluídas ao longo dos próximos meses por diversas secretarias.

Na área da habitação, o prefeito lembrou que está em execução um contrato para a construção de 5,2 mil unidades habitacionais; já na área de ensino, em quatro anos serão entregues 16 mil vagas na educação municipal. "Se for analisar a história da cidade nestes 458 anos, não vão encontrar outro período de governo em que foram entregues tantas vagas na rede municipal de ensino", ressaltou.

Ele também falou sobre a entrega das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) – a sexta será entregue no próximo sábado, 1° de outubro, no Baeta Neves, com a presença do Ministro, Alexandre Padilha – a reforma de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da ampliação do quadro de agentes comunitários de saúde, que hoje são mais de 1 mil. Já na segurança pública, o prefeito falou sobre a licitação para a instalação de 400 câmeras que serão utilizadas para realizar o monitoramento da cidade.

A aula magna ministrada pelo Chefe do Executivo durou cerca de 1h30 e foi acompanhada por alunos, professores e funcionários, além dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e de Obras. Ele foi o terceiro prefeito na história da instituição a conduzir uma aula magna.

A ação integra o ciclo de palestras e debates que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, promove junto às instituições de ensino superior sobre as inúmeras oportunidades para o universo acadêmico, geradas pela cadeia de petróleo e gás, área de defesa e tecnologia.

Já foram realizadas palestras específicas na Faculdade de Direito, Faculdade Anchieta e ETEC Lauro Gomes, e até o final deste ano a Administração pretende visitar um total de 11 instituições, entre SENAI, SENAC, fundações, faculdades e universidades. As próximas são na Universidade Federal do ABC (UFABC), no dia 11 de outubro, e na Universidade Metodista, no dia 19 de outubro, às 19h. Também estão programadas exposições na UFABC, FATEC, FEI e Metodista, entre outras instituições de ensino.

Prefeito ministra aula magna na FAINAM

da redação

O prefeito de São Bernardo do Campo ministrou nesta terça-feira (27/9) aula magna na Faculdade de Interação Americana (FAINAM). Com o tema Administração Pública – Como governar uma cidade, o chefe do Executivo foi o terceiro prefeito na história da instituição a conduzir uma aula magna.

A atividade, direcionada a cerca de 200 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da FAINAM, integra o ciclo de palestras e debates que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, promove junto às instituições de ensino superior sobre as inúmeras oportunidades para o universo acadêmico geradas pela cadeia de petróleo e gás, área de defesa e tecnologia.

Além da aula propriamente dita, na ocasião o prefeito de São Bernardo apresentou um vídeo institucional do município.

Já foram realizadas palestras específicas na Faculdade de Direito, Faculdade Anchieta e ETEC Lauro Gomes, e até o final deste ano a Administração pretende visitar um total de 11 instituições, entre SENAI, SENAC, fundações, faculdades e universidades. As próximas são na Universidade Federal do ABC (UFABC), no dia 11 de outubro, e na Universidade Metodista, no dia 19 de outubro, às 19h. Também estão programadas exposições na UFABC, FATEC, FEI e Metodista, entre outras instituições de ensino.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prefeito participa da 21ª reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal

Região

Publicação:26/09/2011
Soraya Paladini
da redação

O prefeito de São Bernardo do Campo participou na manhã desta segunda-feira (26/9) da 21ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, a reunião priorizou as discussões sobre o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2012 do Estado de São Paulo. O objetivo foi reforçar a inserção das prioridades regionais no orçamento estadual.

Até quinta-feira (29/9) os sete municípios irão apresentar as sugestões para o PPA e as questões para o Orçamento do Estado. Segundo Edson Aparecido, será realizada uma reunião, com data a ser definida, com os técnicos dos sete municípios junto à Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e o Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), para discutir as compensações ambientais e as compensações do Rodoanel. "Esta iniciativa foi tomada para que o Consórcio obtenha avaliações do que já foi feito e debates sobre as ações futuras", destacou.

Outros dois itens debatidos na ocasião foram o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e o Expresso ABC, que já constam no PPA e vão fazer parte também da LOA. De acordo com o prefeito de São Bernardo, o VLT receberá parte dos recursos do Governo Federal e outra parte do Governo do Estado. "As obras para a construção do VLT têm a previsão de durarem 24 meses e estarão incorporadas nos orçamentos de 2012 e 2013", ressaltou.

Prefeito inaugura 21ª quadra poliesportiva em EMEB do Riacho Grande

Educação

Publicação:26/09/2011
Vinícius Dominichelli
da redação



Foto: Wilson Magão

O prefeito de São Bernardo do Campo entregou na tarde desta segunda-feira (26/9) a 21ª quadra poliesportiva na rede municipal de ensino, no Riacho Grande. O equipamento, que tem 459m² e investimento de R$ 401 mil, foi inaugurada na EMEB Graciliano Ramos, na Rua João D´Angelo.

A EMEB Graciliano Ramos tem 302 alunos matriculados no ensino infantil. Na quadra foram instaladas cobertura metálica e fechamento lateral, iluminação, reforma do piso interno, calçada e acessibilidade, além da aquisição de material para práticas esportivas como bolas, redes e tabela de basquete.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo ressaltou que toda a comunidade pode e deve utilizar a quadra para a prática esportiva. "Desde que seja de forma organizada e responsável, os pais, irmãos e amigos dos alunos da EMEB podem utilizar o equipamento. Mas a comunidade deve ajudar a cuidar para que a quadra esteja sempre bem conservada", salientou.

Próxima entrega – No dia 30 de setembro, às 16h30, o chefe do Executivo entrega mais uma quadra poliesportiva. Desta vez, a escola contemplada será a EMEB Padre Ângelo Ceroni, localizada na Alameda Dom Pedro de Alcântara, 805, no Jardim Petroni.

Totalmente novos e equipados, os espaços fazem parte de um total de 54 quadras que a Administração está entregando à população. O investimento total dos equipamentos poliesportivos é da ordem de R$ 16,9 milhões.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

BOTA PRA QUEBRAR LUIZ MARINHO, to contigo e não abro.

Programa Cidade de Paz é lançado na região do Montanhão

Thiago Alfredo Krauss
da redação

Foto: Raquel Toth

O prefeito de São Bernardo do Campo lançou neste sábado (24/9), na região do Montanhão, o programa Cidade de Paz, ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal. A solenidade foi realizada no CREC, na Vila São Pedro e contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, além de autoridades, secretários, vereadores e populares.

"É preciso que a gente enfrente pra valer este debate em torno das drogas e desestimule esse negócio tão lucrativo para os traficantes, não simplesmente com o papel da polícia, mas com a redução de seu consumo de forma efetiva. Queria deixar o meu apelo para que trabalhemos de mãos dadas a fim de melhorar a qualidade de vida da nossa cidade, pois depende somente de nós", pediu o chefe do Executivo.

A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, elogiou a iniciativa da Administração, além de valorizar ainda mais o projeto ao mencionar a queda dos números da criminalidade nos locais que passaram a contar com o Território da Paz.

Assim como o Bairro Alvarenga, primeira região do município a receber o programa, e que já colheu bons resultados, inclusive com a diminuição do índice de homicídios, o Montanhão agora passa a ser um Território da Paz, e contará com o desenvolvimento de diversos projetos de prevenção à violência. Um deles é o Protejo – Jovens de Fibra, que visa a inserção qualitativa de 150 jovens no território, reintegrando-os em um percurso socioformativo.

Outro projeto importante é o Mulheres da Paz. No ano passado, no Alvarenga, 300 delas atuaram na comunidade divulgando ações de favorecimento à prevenção e redução da violência no bairro, além de encaminhar os menores que sofriam violência doméstica aos programas e serviços existentes.

Redução de homicídios – Um balanço da Administração aponta que em 2008 foram registradas 111 mortes por agressão em São Bernardo. Já no ano seguinte, este número saltou para 114. Entretanto, em 2010, houve significativa queda quando os números apontaram 42 mortes por agressão. No Alvarenga, em 2008, foram computadas 8 mortes, outras 10 em 2009 e apenas duas no ano passado. Já no Bairro dos Casa, foram 5 mortes em 2008 e em 2009, e nenhuma morte por agressão em 2010.

Prefeito participa de debate sobre meio ambiente no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Debate

Publicação:24/09/2011
Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Raquel Toth
O prefeito de São Bernardo do Campo participou nesta sexta-feira (23/9), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, do debate Os trabalhadores e o meio ambiente. O evento, promovido pelo deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, em parceria com a entidade, reuniu cerca de 800 pessoas e teve como alvo inserir a classe operária no contexto do tema.

Também estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o cientista político e ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e a filósofa e historiadora, Marilena Chauí, que ministraram palestra sobre o assunto e convidaram o público a reflexão.

Durante o debate, que não envolveu apenas a preservação dos rios e florestas, foram abordados a legalidade das agropecuárias no País, a segurança alimentar da população, a estratégia geopolítica do setor e as condições sociais dos trabalhadores rurais. De acordo com o chefe do Executivo, a gestão da cidade é voltada para a questão ambiental, citando como exemplo, a recuperação de cinco nascentes no processo de urbanização e a criação da Lei Municipal de Saneamento Básico.

Ele ainda anunciou que nos próximos 30 dias irá assinar junto a Caixa Econômica Federal o maior projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Drenagem de combate às enchentes no Centro da cidade, com investimentos de R$ 205 milhões. A intervenção, que consiste na construção de um piscinão coberto em parte do estacionamento do shopping Metrópole e galerias de águas pluviais na Rua Jutubatuba, contará com recursos dos governos estadual e municipal.

Outra ação destacada foi o Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos de São Bernardo, que irá enfrentar os problemas com os aterros. "Gastamos anualmente R$ 17 milhões na destinação do lixo, e a empresa vencedora da Parceria Público-Privada (PPP) irá estabelecer uma política de gestão do resíduo em toda a cidade, desde a limpeza a varrição, medidas que serão avaliadas pela população", disse. O prefeito também assumiu o compromisso de implantar uma política educacional para que o consumidor use adequadamente as sacolas plásticas e faça uma destinação correta.

Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou os projetos, os novos desafios e a política ambiental desenvolvida pelo Governo Federal.

Prefeito entrega quadra em EMEB do Riacho Grande nesta segunda (26/9)

O prefeito de São Bernardo do Campo inaugura nesta segunda-feira (26/9) a quadra da EMEB Graciliano Ramos, localizada no Bairro Riacho Grande. O equipamento esportivo é o 21º de um total de 54 que a Administração está entregando à população com investimentos estimados em R$ 16,9 milhões. Todas as quadras são entregues com cobertura metálica e fechamento lateral, iluminação, piso interno reformado, calçada e acessibilidade.

Prefeito entrega 21ª quadra em EMEB

Local: EMEB Graciliano Ramos

Endereço: Rua João D´Angelo, 71, Riacho Grande

Dia: segunda-feira (26/9)

Horário: 14h

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NOVIDADES


Prefeito inaugura nova quadra poliesportiva no Jardim Industrial

Educação

Publicação:22/09/2011
Ana Paula Dante
da redação

Foto: Valmir Franzoi

Os alunos e comunidade do Jardim Industrial comemoraram nesta quarta-feira (21/9) a entrega feita pelo prefeito de São Bernardo do Campo da nova quadra poliesportiva na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Janete Mally Betti Simões. O equipamento esportivo é o 20º de um total de 54 que a Administração está entregando à população com investimentos estimados em R$ 16,9 milhões.

A partir de agora, os 1.345 alunos matriculados no ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão uma quadra de 552 m² com cobertura metálica e fechamento lateral, iluminação, piso interno reformado, calçada e acessibilidade. O investimento foi da ordem de R$ 336 mil e também possibilitou a aquisição de material para práticas esportivas como bolas, redes e tabela de basquete.

Os novos conceitos estabelecidos pela Administração têm como objetivo aproximar a comunidade dos espaços esportivos e promover a conscientização dos estudantes desde cedo, a fim de que cresçam dando importância à conservação de um equipamento público.

Para o pai de uma aluna da 3ª série, Bartolomeu Souza Silva, morador do Sítio dos Vianas, a quadra trará grandes benefícios aos estudantes. "É um local de lazer que proporcionará muita diversão para as crianças. Toda a comunidade agradece essa iniciativa do prefeito", elogiou.

No dia 26 de setembro, às 14h, o chefe do Executivo entrega mais uma quadra poliesportiva, desta vez na EMEB Graciliano Ramos, na Rua João D. Angelo, 71, no Riacho Grande.

Prefeito apresenta projeto de sistema de aproveitamento de resíduos no Energiplast

Resíduos

Publicação:21/09/2011
Ana Carolina Martins
da redação

O Sistema Municipal de Aproveitamento e Valorização Energética de Resíduos Sólidos de São Bernardo do Campo será tema da palestra ministrada pelo prefeito do município nesta quinta-feira (22/9), às 11h15, durante o Energiplast – 2011 – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A ação segue as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída no ano passado, e contempla um novo modelo de gestão de limpeza urbana e a construção do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação Energética (SPAR-URE).

O resultado da licitação de Parceria Público-Privada (PPP), estimada em 30 anos, será divulgado no dia 17 de outubro. A empresa vencedora deverá oferecer ao município um sistema integrado de limpeza urbana, com qualidade e eficiência; implantar programa de coleta seletiva e de gestão de resíduos de construção civil; implementar e operar o Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação de Energia (SPAR-URE-SBC); e remediar a área do antigo lixão do Alvarenga.

O chefe do Executivo de São Bernardo será o único prefeito a palestrar no evento, realizado no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), com a presença de dirigentes do Sindicato e parceiros. A Energiplast tem como objetivo propor alternativas para a situação da destinação dos resíduos urbanos, que hoje vão para os aterros sanitários, e destinação das sacolinhas plásticas .

O uso das sacolinhas também será tema da palestra do prefeito, que nesta quarta-feira (21/9) assinou com entidades representativas da indústria, do comércio e dos trabalhadores um acordo inédito para o uso racional das sacolinhas plásticas por meio do termo de cooperação técnica entre Plastivida, Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, Instituto Nacional do Plástico (INP), Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e outras entidades.

Prefeito assina acordo para uso racional de sacolas plásticas

Meio Ambiente

Publicação:21/09/2011
Vinícius Dominichelli
da redação

O prefeito de São Bernardo do Campo e entidades representativas da indústria, do comércio e dos trabalhadores assinaram na manhã desta quarta-feira (21/9), no Salão Nobre do Paço Municipal, um acordo inédito para o uso racional das sacolinhas plásticas. O termo de cooperação técnica envolveu a Plastivida, Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, Instituto Nacional do Plástico (INP), Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e outras entidades. O convênio também prevê a criação da Escola Nacional de Consumo Responsável, que vai promover ações de educação ambiental.

A iniciativa pretende substituir as sacolas plásticas de supermercado por outras recicláveis, de maior qualidade e capacidade. Os supermercados da cidade devem receber sacolinhas específicas para materiais orgânicos e para recicláveis, a fim de que o consumidor consiga separar adequadamente o lixo em sua residência.

"Hoje, o consumidor utiliza duas sacolas plásticas em um supermercado para embalar uma garrafa de refrigerante. Com uma sacola mais forte, ele poderá embalar o mesmo produto em apenas uma sacolinha. E também poderá utilizar essas sacolas em casa", disse o secretário de Gestão Ambiental.

Um dos principais braços desse convênio é o lançamento da Escola Nacional de Consumo Responsável, que será coordenada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Gestão Ambiental. O programa, inédito, funcionará virtualmente e servirá de base para desenvolver conceitos de sustentabilidade em todo o País. Isso porque o modelo desenvolvido irá contemplar treinamentos à distância, com material didático, games e quadrinhos educativos online.

A Escola poderá ser acessada gratuitamente via internet, por meio do portal www.escoladeconsumoresponsavel.com.br, que trará módulos específicos destinados a educadores, estudantes, profissionais do varejo e gestores de meio ambiente. Caberá à Prefeitura coordenar, em articulação com as demais entidades, as ações a serem desenvolvidas.

O convênio envolve ainda Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias Químicas, Petroquímicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Resinas Sintéticas e Explosivos do ABC, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e Clube dos Diretores Lojistas (CDL).

Outra iniciativa inovadora da Prefeitura a fim de dar uma destinação final às sacolinhas é o novo Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos, que prevê a implementação de um Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e uma Unidade de Recuperação de Energia (SPAR-URE), a usina de geração de energia a partir do lixo. Segundo o prefeito, nesse caso, as sacolinhas serviriam como matéria-prima para a usina, fechando o ciclo final do material de origem petrolífera, hoje usado para a sua produção. O edital da Parceria Público-Privada para o sistema já foi lançado e prevê, além da usina de energia, toda a reformulação da coleta de lixo e limpeza das ruas da cidade. Com isso, São Bernardo torna-se o primeiro município a se enquadrar na nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída no ano passado.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prefeito entrega Praças Brasil e Vicenzo Zincaglia totalmente revitalizadas

Lazer

Publicação:21/09/2011
Thiago Alfredo Krauss
da redação

Foto: Valmir Franzoi

O prefeito de São Bernardo do Campo entregou na noite desta terça-feira (20/9) as obras de revitalização das Praças Brasil e Vincenzo Zincaglia, localizadas na Avenida Brigadeiro Faria Lima com a Rua Frei Gaspar, no Centro. Instaladas em uma área de 5 mil m², as intervenções tiveram início em novembro de 2010 e contaram com um investimento de R$ 1,1 milhão.

Ambas as praças foram contempladas com uma nova linguagem paisagística e um conjunto composto por novas formas, cores, texturas, mobiliário urbano, além do enriquecimento de suas vegetações, tendo como prioridade a flora nativa.

As áreas de convívio também receberam uma atenção especial. O espaço disponibiliza aos visitantes bancos e mesas confeccionados em materiais diferenciados, pergolado de estrutura metálica com iluminação embutida, bem como novo piso marcado com cores e desenhos.

Outra melhoria promovida pelas intervenções realizadas pela Administração foi a preservação do patrimônio histórico da cidade ao recuperar o Monumento de Comemoração ao Centenário da Imigração Italiana, com a substituição do revestimento e da pintura.

Durante a solenidade, o prefeito pediu à população que ajude a preservar o novo patrimônio da cidade e fez um apelo especial aos skatistas. "Não estraguem os bancos, pois temos Parque da Juventude e outras pistas espalhadas pela cidade, específicas para a prática do esporte", ressaltou.

Prefeitura lança Escola de Consumo Responsável nesta quarta-feira (21/9)

Reciclagem

Publicação:20/09/2011

Vanessa Oliveira
da redação

O prefeito de São Bernardo do Campo e as entidades representativas da indústria, do comércio e dos trabalhadores lançam na cidade nesta quarta-feira (21/9), às 11h, o programa Escola Nacional de Consumo Responsável, que visa levar à população os conceitos sobre consumo consciente, uso racional dos recursos e descarte correto de sacolas plásticas e de outros materiais. O evento será realizado no Salão Nobre do Paço Municipal (19º andar).

A Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief), responsável pelo programa, escolheu São Bernardo do Campo por ser pioneira na gestão de resíduos sólidos e em questões voltadas à sustentabilidade. A iniciativa conta com parcerias do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida) e Instituto Nacional do Plástico (INP), entre outras entidades.


Serviço:

Lançamento da Escola de Consumo Responsável de São Bernardo do Campo

Dia: 21/9 (quarta-feira)

Horário: 11h
Local: Salão Nobre do Paço Municipal de São Bernardo do Campo
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 50, Centro (19º andar)



Prefeito assina Ordem de Serviço para obras habitacionais no Pai Herói

Habitação

Publicação:20/09/2011
Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Valmir Franzoi

O prefeito de São Bernardo do Campo assinou nesta terça-feira (20/9), no Paço Municipal, a Ordem de Início de Serviços para execução das obras de urbanização e produção de novas 22 unidades habitacionais do Projeto de Urbanização Integrada do Conjunto Habitacional Pai Herói, na região do Bairro Nova Baeta.

A obra está estimada em R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,1 milhão por parte da Prefeitura e R$ 374 mil do Governo Federal. A medida é resultado de contrato firmado com a União no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1) – Orçamento Geral da União (OGU) de 2006. Na área será construído um bloco de 20 apartamentos de 42 metros quadrados e duas casas sobrepostas de 55,65 metros quadrados. Cada unidade contará com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço. Os apartamentos terão ainda uma varanda coberta.

De acordo com a secretária de Habitação, o contrato tem por finalidade assegurar o direito à moradia adequada e a eliminação de condições de risco à vida para famílias que residiam no local na época. "Além das obras, que começam nesta semana e devem durar em torno de 10 meses, o projeto prevê a implementação integrada de ações de regularização fundiária e desenvolvimento social", aponta.

Para o presidente da Associação de Moradores do Nova Baeta, Manoel Rodrigues Soares, que também é conselheiro do Orçamento Participativo no bairro, essa ação só está sendo possível devido ao empenho da Administração para solucionar os problemas na área habitacional do município. "É um trabalho e uma luta que se estendem há 22 anos, mas somente agora, com este governo, temos esperança de resolver essa situação", comenta.

Prefeito participa de evento na Acisa com a ministra do Planejamento

Homenagem

Publicação:19/09/2011
Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Raquel Toth

O prefeito de São Bernardo do Campo, participou nesta segunda-feira (19/9) de uma homenagem e exposição da ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, realizada na Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa). O evento contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, entre empresários, parlamentares, autoridades municipais, membros da diretoria e do conselho superior da entidade.
Durante a solenidade, Miriam falou de sua experiência no Governo Federal e pontuou os investimentos da União na região do ABC, especialmente em São Bernardo para as mais diversas áreas. "Ao todo, são R$ 796 milhões para 22 obras de drenagem, R$ 12 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no ABC, R$ 974 milhões para a urbanização de 30 favelas, entre outros recursos. Se o Governo Federal não tivesse a visão de ajudar os prefeitos seria impossível que os chefes do Executivo fizessem este conjunto de investimentos", disse.

Além disso, salientou que nos próximos 30 dias será anunciado o resultado da seleção do PAC Mobilidade Urbana. Segundo a ministra, o transporte de massa é um dos problemas mais importantes do País e que se concentra em municípios maiores. No ABC, uma das propostas é o Metrô Leve, que ligará São Bernardo, por meio de monotrilho, à Estação Tamanduateí do Metrô, em São Paulo, passando por São Caetano do Sul e Santo André.

"São Bernardo financiou o projeto funcional para a intervenção e vamos entrar com áreas para situações de manobras. Outros recursos são R$ 800 milhões disponibilizados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado como solicitação do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), e seguramente haverá algum recurso do orçamento geral da União. Tendo claro o quanto vem do Governo Federal, o Estado irá acordar o restante", esclareceu o prefeito.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo garantiu os recursos para o projeto funcional no valor de R$ 1,3 milhão, entregue ao Governo do Estado em setembro do ano passado. A Administração também participou da captação de R$ 28 milhões junto ao Governo Federal para a realização do projeto básico, que terá o custo total de R$ 44 milhões.

terça-feira, 20 de setembro de 2011



Prefeito participa de abertura do Projeto Jovem Aprendiz

Capacitação

Publicação:19/09/2011
Vinícius Dominichelli
da redação

Foto: Raquel Toth

O prefeito de São Bernardo do Campo participou na manhã desta segunda-feira (19/9) da abertura do projeto Jovem Aprendiz, no Centro de Formação Profissional Padre Léo Commissari.

O programa vai oferecer gratuitamente cursos profissionalizantes para 38 jovens entre 16 e 24 anos, com o objetivo de capacitá-los para o mercado profissional como aprendizes. Eles ainda têm a oportunidade de trabalhar em empresas da região. "É uma nova etapa desta caminhada, que começou em 1986. Queremos preparar ainda mais os jovens para o mercado de trabalho e para fazer a diferença na sociedade e também dentro das famílias", afirmou a coordenadora geral do Centro de Formação Profissional Léo Commissari, Daniela Bonello.

O chefe do Executivo destacou a importância dos cursos de formação também para o desenvolvimento pessoal dos alunos. "Ao ter uma oportunidade como essa, nossos jovens são preparados não apenas para a formação profissional, mas também para a vida", disse.

Todos os alunos que começaram os cursos estiveram presentes na abertura e comemoravam a oportunidade de participar do projeto.

sábado, 17 de setembro de 2011

Prefeito inaugura quadra da EMEB Alfredo Scarpelli, no Parque Hawaí

Educação

Publicação:16/09/2011
Ana Lúcia
da redação
Foto: Raquel Toth

O prefeito de São Bernardo do Campo entregou na manhã desta sexta-feira (16/9) a quadra da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Alfredo Scarpelli, instalada no Parque Hawaí. Este foi o 19ª equipamento de um total de 54 que serão entregues pela Administração à população.

Ocupando um espaço de 272m², as intervenções contaram com um investimento de R$ 259 mil empregados na instalação de uma cobertura metálica em arco, piso apropriado, fechamento lateral com telhas e alambrado. Ao todo, o novo espaço de lazer beneficiará 1.057 alunos que estudam na EMEB, além da comunidade, que terá no espaço mais uma opção de lazer e diversão.

Durante a atividade, o chefe do Executivo foi agraciado com uma carta elaborada pelos alunos na qual, além de agradecerem pela reforma do espaço, pediam novas áreas de lazer. "Vamos desapropriar toda área do Jardim Falcão para construção de uma escola profissionalizante e, no restante da área, será instalado um parque que se tornará mais um espaço de lazer para os moradores dessa região", anunciou o prefeito.

Outra demanda apresentada no documento foi no que diz respeito à segurança.

"Este espaço ao lado da escola será cedido para que seja instalada uma companhia da Polícia Militar. Desta forma, será possível melhorarmos a segurança no entorno da escola", afirmou o chefe do Executivo.

Ao término da atividade, o prefeito, demais autoridades, além dos pais de alunos, acompanharam uma apresentação dos estudantes que cantaram e dançaram a música "Brasil, nosso povo te ama".

Prefeito, Lula e Haddad participam de homenagem pelos cinco anos da UFABC

Vinícius Dominichelli
da redação

Foto: Valmir Franzoi

O prefeito de São Bernardo do Campo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram da cerimônia de comemorarão dos cinco anos da Universidade Federal do ABC.

"Somos de uma região que lutou muito para ter uma universidade pública nos últimos quatro anos. Temos importantes universidades privadas, mas faltava uma federal. Agora vemos com muita alegria o crescimento das obras do campus de São Bernardo", disse o prefeito, ao se referir à nova unidade da faculdade.
A UFABC oferece atualmente dois bacharelados interdisciplinares (bacharelado em Ciência & Tecnologia e em Ciências & Humanidades) e 25 cursos de formação específica. Ao todo são 5.528 alunos na graduação, 510 na pós-graduação e 14 programas de pós-graduação. A UFABC é a única instituição de ensino superior do Brasil com 100% de docentes doutores.

O ex-presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, destacou a importância da UFABC para a região. "A conquista desta universidade é resultado de muitas lutas. Não entendia como uma das regiões mais ricas do País não tinha uma universidade pública", afirmou Lula.

A Universidade Federal do ABC foi criada em 2005 e, desde setembro de 2006, tem aulas em Santo André. A partir deste ano as aulas começaram em São Bernardo em um prédio cedido provisoriamente pela Prefeitura, até que a construção do novo campus esteja pronta.

A Universidade adotou desde o início um projeto pedagógico inovador em que o aluno ingressa em um bacharelado interdisciplinar e apenas após entrar com os eixos básicos do conteúdo ministrado em aula é que escolhe o curso de formação específica.

Segundo o ministro Fernando Haddad. além de São Bernardo, o governo federal está construindo campus da UFABC nas cidades de São Paulo, Santos, Diadema, Guarulhos e Osasco.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sala do Empreendedor é inaugurada no Paço Municipal

Vanessa Oliveira
da redação
Foto: Raquel Toth

O prefeito de São Bernardo do Campo inaugurou nesta quinta-feira (15/9) a Sala do Empreendedor. Localizado no andar térreo do Paço Municipal, o espaço integra o Programa de Gestão Integrada de Desenvolvimento Econômico, Modernização e Acesso ao Crédito da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Secretaria de Modernização Administrativa.

"Hoje estamos entregando mais um compromisso do nosso governo para desburocratizar processos, ajudar a identificar potenciais empreendedores e gerar negócios na cidade", destacou o prefeito.

Implantado no térreo do Paço Municipal de São Bernardo, o espaço integra o Programa de Gestão Integrada de Desenvolvimento Econômico, Modernização e Acesso ao Crédito da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, conjuntamente a Secretaria de Modernização Administrativa, e integrado à Rede Fácil - Central de Atendimento ao Cidadão. Cerca de 300 pessoas participaram da solenidade de inauguração, entre secretários municipais, empreendedores locais, representantes de sindicatos, instituições financeiras, Correios, Acisbec, Sebrae, CIESP e CDL, entre outros.

A Sala do Empreendedor otimizará processos para micro e pequenos empresários da cidade. O local concentra os serviços de todas as secretarias da Prefeitura responsáveis pela emissão de documentos e licenças municipais, o que imprimirá maior agilidade no atendimento das empresas locais.

No endereço, o investidor conta com orientações e serviços em todas as fases do ciclo de vida da corporação, desde a concepção e planejamento do empreendimento a abertura, registro e licenças, bem como ampliação, desenvolvimento e fortalecimento dos negócios.

Os empresários também terão acesso a informações socioeconômicas do município, consultoria para elaboração de plano de negócios, palestras e oficinas, consultas sobre marcas e patentes e informações sobre incentivos fiscais.

Espaço do Exportador - Outro serviço que à disposição no mesmo local é o Espaço do Exportador, em parceria com a Educa Produtos e Serviços, órgão da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista.

Entre os principais serviços a serem prestados no Espaço do Exportador se destacam auxílio para solução de dúvidas referentes a registro junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e orientação quanto à pesquisa de mercados atuais e potenciais utilizando as ferramentas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

OLHA SÓ O NOSSO PREFEITO "BOTANDO PRA QUEBRAR!!"


Prefeito inaugura Sala do Empreendedor nesta quinta-feira (15/9)

Vanessa Oliveira
da redação


O prefeito de São Bernardo do Campo inaugura nesta quinta-feira (15/9), às 15h, a Sala do Empreendedor. Destinada a contribuir na inserção das micro e pequenas empresas no processo de desenvolvimento econômico, o serviço funcionará no andar térreo do Paço Municipal. O espaço integra o Programa de Gestão Integrada de Desenvolvimento Econômico, Modernização e Acesso ao Crédito da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Secretaria de Modernização Administrativa.

Outro serviço que estará à disposição no local é o Espaço do Exportador, em parceria com a Educa Produtos e Serviços, órgão da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prefeitura e Governo do Estado firmam parceria para projetos habitacionais

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Wilson Magão

Por meio de parceria inédita entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo e o Governo do Estado de São Paulo na área da habitação, o prefeito e o governador Geraldo Alckmin assinaram nesta segunda-feira (12/9), no Paço Municipal, dois importantes documentos que viabilizam a construção de 4.828 novas moradias e a urbanização de 1.763 domicílios na cidade.

Com a presença da secretária de Habitação de São Bernardo e do secretário de Habitação do Governo do Estado, Sílvio Torres, secretários municipais, vereadores, deputados e representantes da CDHU e CAIXA, a Administração firmou um protocolo de intenções que prevê o aporte de R$ 96,8 milhões como recursos complementares para atender seis empreendimentos promovidos pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal. Ao todo são quatro projetos já contratados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1) e dois projetos a contratar como parte do Minha Casa, Minha Vida 2.

Estes seis empreendimentos somam meta de atendimento de mais de 6 mil famílias, sendo mais de 4,8 mil com novas moradias e as demais com obras de urbanização. Para cada empreendimento serão firmados convênios específicos.

Na ocasião, foi assinado ainda um convênio de aporte de recursos para o Projeto de Urbanização Integrada do Parque São Bernardo, Alto da Bela Vista e Novo Parque. O convênio viabiliza o início das transferências de recursos do Governo do Estado para cada um dos projetos integrantes do protocolo. Este convênio, no valor de R$ 23,7 milhões da Secretaria de Habitação e da CDHU, é o primeiro dos seis convênios a serem acordados e corresponde a 20% dos R$ 105,2 milhões que compõem o investimento global do projeto.

"Temos uma demanda de 38 mil moradias populares na cidade, apesar de termos 11 projetos na área de habitação que resultarão na construção de 5,2 mil novas unidades até 2013, além das diversas intervenções que englobam remanejamento de famílias em áreas de risco, produção de novas moradias e regularização fundiária", disse o prefeito.

Parque São Bernardo - Das 2,5 mil famílias a serem contempladas pelo Projeto do Parque São Bernardo, 778 serão atendidas com novas unidades habitacionais que serão produzidas na própria área, e 1,7 mil atendidas com obras de urbanização. A obra é objeto de dois contratos firmados com o Governo Federal (PAC 1), e o valor final do projeto é da ordem de R$ 105,7 milhões, sendo R$ 62,4 milhões repasses federais e empréstimos, e R$ 43,2 milhões contrapartida da Prefeitura.

As intervenções contemplam a urbanização e a produção de novas unidades na própria área para o remanejamento de famílias ocupantes de habitações precárias e áreas de risco dos mesmos assentamentos. A obra terá, ainda, a execução de equipamentos públicos que melhorarão a qualidade de vida do bairro como um todo.

O projeto prevê ainda a implementação integrada de ações de regularização fundiária e desenvolvimento social que beneficiarão no total 3,1 mil famílias, já que as 582 famílias que foram atendidas pela 1ª etapa de obras, por meio do Programa Habitar Brasil-BID, terão agora a regularização fundiária dos seus imóveis.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Prefeito assina Protocolo de Intenções e Convênio do Pq. São Bernardo com o governador

Pq. São Bernardo

Publicação:09/09/2011
Vanessa Oliveira
da redação

O prefeito de São Bernardo do Campo assina nesta segunda-feira (12/9), às 12h30, Protocolo de Intenções e Convênio para urbanização do Parque São Bernardo com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. O secretário estadual de Habitação, Sílvio Torres, também estará presente. A cerimônia será realizada no Salão Nobre do Paço Municipal (19º andar).

O protocolo de intenções abrange o aporte de R$ 96,8 milhões pelo Governo do Estado em seis empreendimentos que estão sendo promovidos pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal abrangendo quatro projetos já contratados no âmbito do PAC 1 e dois projetos a contratar no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. Já o convênio de aporte de recursos para o Projeto de Urbanização Integrada do Parque São Bernardo, Alto da Bela Vista e Novo Parque é o primeiro de seis convênios a serem assinados.

Serviço:
Assinatura de Protocolo de Intenções e do Convênio do Parque São Bernardo
Dia: 12/9 (segunda-feira)
Horário: 12h30
Local: Paço Municipal de São Bernardo do Campo - Salão Nobre (19º andar)
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 50, Centro

terça-feira, 6 de setembro de 2011

COMENTÁRIO NO BLOG PREFEITO LUIZ MARINHO Rumo a 2012

Prefeito fala sobre o pré-sal e a indústria da defesa na Faculdade Anchieta

Desenvolvimento

Publicação:06/09/2011
Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Valmir Franzoi


A Prefeitura de São Bernardo do Campo vem debatendo junto às instituições de ensino superior do município sobre as diversas oportunidades da cadeia de petróleo e gás, defesa e tecnologia para o universo acadêmico. Com essa finalidade, na noite desta segunda-feira (5/9), o prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, participaram de uma visita à Faculdade Anchieta, no Jardim do Mar.

Em uma exposição para 300 alunos dos cursos de Direito, Turismo e Gestão Ambiental, além de diretores e gestores do estabelecimento de ensino, o chefe do Executivo fez uma síntese das principais ações e projetos do governo municipal, enfocando investimentos em logística, educação e desenvolvimento econômico.

Sob o tema Desafios e expectativas na área do petróleo e tecnologia, Marinho chamou a atenção dos estudantes para a importância do engajamento das universidades na formação de recursos humanos qualificados e no desenvolvimento de pesquisas. O professor do curso de Gestão Ambiental da faculdade, Wilson Roberto Santana, também foi um dos palestrantes.

"Os setores de petróleo e gás e indústria da defesa são áreas estratégicas para a Administração dentro do projeto de construção do Parque Tecnológico na cidade, mas também abriremos para outros setores, como ferramentaria e automobilística", sublinhou o prefeito.

A visita aos estabelecimentos de ensino integra uma série que prevê a ida do prefeito e secretários a 11 instituições, entre SENAI, SENAC, fundações, faculdades e universidades.

Na semana passada, o encontro ocorreu na Faculdade de Direito de São Bernardo. As próximas agendas serão na Escola Técnica Lauro Gomes (ETEC) no dia 12/9, e na Fundação Salvador Arena no dia 21/9. Também estão programadas exposições na Universidade Federal do ABC (UFABC), FATEC, FEI e Metodista, entre outras entidades.

Prefeito participa da 20ª Reunião Ordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC - (05/09/2011)

da redação

O prefeito de São Bernardo do Campo participou nesta segunda-feira (5/9) da 20ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, também esteve presente para discutir os encaminhamentos da Agenda Metropolitana do Consórcio e do Governo do Estado, apresentada em 14 de junho.

Um dos itens da pauta, que obteve um grande avanço, foi o Plano de Mobilidade Regional, que é o patamar para outras ações, e também o que define a questão do transporte na região, das linhas intermunicipais, das ações de investimento e infraestrutura, entre outros pontos.

Dentro do debate sobre o Metrô Leve, um dos principais projetos de transporte que ligará a região do ABC à estação Tamanduateí do Metrô, a Prefeitura de São Bernardo do Campo foi responsável por garantir os recursos no valor de R$ 1,3 milhão para o projeto funcional, custeado pela Administração Municipal, entregue ao Governo do Estado em setembro do ano passado. São Bernardo também participou da captação de R$ 28 milhões junto ao Governo Federal para a realização do projeto básico.

Outro item discutido foi a apresentação do GT Banda Larga sobre a proposta de adesão regional ao Plano Nacional de Banda Larga, mediante acordo com a Telebras.

A próxima reunião será realizada no dia 26 de setembro e terá como pauta a discussão do orçamento para 2012.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Prefeito prestigia a festa Muitos Povos, Uma Cidade

O prefeito de São Bernardo do Campo prestigiou neste sábado (3/8) a festa Muitos Povos, Uma Cidade, que faz parte da programação pelos 458 anos do município. O evento acontece até este domingo (4/9), no Pavilhão Vera Cruz, das 10h às 22h. Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a festa reúne artesanato, culinária e atrações culturais de diversos países, estados e outras comunidades.

Após visitar as barracas de artesanatos típicos, o prefeito assistiu ao show do Grupo de Dança IntegrArte, Corpo e Música - formado por meninos e meninas surdos ou com algum tipo de deficiência física - e saboreou um pouco da diversificada gastronomia do evento. Segundo o chefe do Executivo, a festa é representativa de todas as comunidades que convivem no município. "São Bernardo recebe seus imigrantes de braços abertos, por isso esta festa tem a cara da cidade", ressalta.

Em sua terceira edição, a festa conta com 48 barracas representando 14 nações e quatro estados do Brasil, oito a mais em relação a 2010, além da cultura dos povos indígenas, negros e ciganos. Neste ano, se somam à lista de participantes comunidades árabes, do Peru, Hungria e Croácia.

Além da gastronomia, artesanatos típicos, workshops, exposições fotográficas, a festa conta com apresentações artísticas de vários países, como Itália, Japão, Portugal, Grécia, Lituânia, Rússia, Índia, Chile, Bolívia, Alemanha, e estados como Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará e índios da Nação Guarani.

Outra novidade deste ano é um grande jardim com grama sintética, plantas e bancos de praça, montado no pavilhão de artesanatos. No jardim, os visitantes puderam conferir a exposição fotográfica Memórias de São Bernardo, do projeto Resgate da Memória de São Bernardo do Campo, da Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo, além de imagens das outras edições do evento e a exposição de quadros de um artista de Cabo Verde, na África.

O evento conta ainda com um stand onde os visitantes podem obter informações sobre os principais atrativos da cidade, tirar fotos no cenário do teleférico do Parque Estoril e se divertir em uma minipista de esportes radicais e parede de escalada montadas no local. Além disso, crianças terão à disposição uma área destinada ao entretenimento.

Serviço – No domingo, o horário será das 10h às 22h. O Pavilhão Vera Cruz fica na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, Jardim do Mar. A entrada é gratuita. A programação completa pode ser obtida no site http://www.saobernardo.sp.gov.br/.