PESQUISAR ESTE BLOG

NOSSO PREFEITO É TUDO DE BOM...

NOSSO PREFEITO É TUDO DE BOM...
Meu nome é Maria da Silva Santos e moro em SBC. Resolvi criar este blog para divulgar tudo o que o nosso prefeito tem feito pela nossa cidade e por nós. Graças a ele tenho como ir trabalhar e deixar meus 2 filhos na EMEB Agostinho Santos que está totalmente nova e equipada... Em nome de todos os moradores eu agradeço. LUIZ MARINHO 2012. Queremos continuar com você !

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Prefeito inaugura nova quadra poliesportiva coberta em Emeb do Bairro Alvinópolis


Com apresentação de dança e declamação de poesia realizadas pelos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Jandira Maria Cosonato, o prefeito de São Bernardo do Campo entregou nesta terça-feira (26), no Bairro Alvinópolis, a 37ª quadra poliesportiva coberta. No total, a Prefeitura vai entregar 54 espaços cobertos e reformados em toda a rede de ensino.

A quadra da Emeb recebeu cobertura, fechamento lateral e nova iluminação, podendo ser utilizada em dias de chuva e no período noturno. O piso interno foi reformado e o equipamento conta com acessibilidade para pessoas com deficiência por meio de rampas e outras adequações. Os alunos ainda receberam materiais esportivos, como bolas, redes e tabela de basquete.

Durante a inauguração, o prefeito destacou que a nova quadra será um espaço para ser usufruído pelas crianças, familiares e comunidade. "Este novo equipamento poderá ser usado não somente para práticas esportivas, mas também para momentos de confraternização e de lazer dos alunos e da comunidade", comentou.

Na ocasião, o chefe do Executivo ressaltou os investimentos que estão sendo realizados na região, dentre eles, em obras viárias e na canalização do Ribeirão dos Couros, que contemplam a urbanização e recuperação ambiental, além de melhorar o trânsito local.

Segundo o secretário-adjunto de Educação, os alunos e a comunidade devem utilizar e, principalmente, cuidar do novo equipamento. "As crianças terão a oportunidade de vivenciar as aulas esportivas e a comunidade poderá fazer uso do novo espaço. Aproveitem e cuidem com carinho", salientou.

A diretora da Emeb destacou que esperava há muito tempo por uma intervenção como essa para poder auxiliar nas atividades com as crianças. "Foram 14 anos de espera para que isso ocorresse. A Prefeitura está de parabéns por mais essa realização", afirmou.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Prefeito inaugura novo Centro Educacional Unificado no Bairro Cooperativa


A população do Bairro Cooperativa, em especial as do Conjunto Três Marias, está sendo beneficiada com uma série de melhorias que estão transformando a vida dos moradores nos últimos anos. Além de já ter sido contemplada com 964 apartamentos entregues na atual gestão (de um total de 1.236), e uma ampla área de lazer, neste sábado (23), os moradores comemoraram a inauguração do Centro Educacional Unificado (CEU) Celso Daniel, feita pelo prefeito de São Bernardo.

O complexo conta com 1.292 vagas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental para crianças de 6 meses a 10 anos, que começarão a frequentar as aulas no início do segundo semestre. O nome do CEU é uma homenagem ao ex-prefeito de Santo André, morto em 2002.

Durante todo o dia, a população pode aproveitar de diversas atividades culturais, de lazer e esportivas, entre elas do Expresso Lazer e apresentações das crianças participantes do programa Tempo de Escola, que estende a jornada do aluno na unidade escolar.

O chefe do Executivo, que participou de uma aula multimídia, onde dois alunos utilizaram a lousa interativa que possui tecnologia multitoque, destacou na solenidade que equipamentos modernos e bonitos são para toda a cidade. "Estamos construindo a igualdade como direitos de todos. Este espaço irá acolher as crianças, que terão um espaço apropriado para o aprendizado, e a comunidade, que poderá utilizar o teatro, ginásio e a biblioteca, de forma organizada", disse. A sala multimídia, que também possui netbooks, poderá ser utilizada para pesquisas, estudos ou aulas que necessitem de recursos audiovisuais.

A secretária de Educação pontuou que este governo entende a educação como boas escolas, profissionais qualificados e espaço para a comunidade. No entanto, frisou que todos devem cuidar do CEU para que possa ser utilizado por outras gerações.

Estrutura – O CEU conta com 28 salas de aula, que serão ocupadas por mais de 40 turmas. O complexo também possui bibliotecas projetadas para alunos e comunidade; teatro com capacidade para 376 lugares; ginásio oficial com capacidade para 800 pessoas; salas multiuso; playground; refeitórios e vestiários para funcionários.

As crianças de zero a três anos ficarão em período integral, em oito salas, no térreo. As classes têm berços dobráveis, colchões e mobiliário adequado à faixa etária. Todas as salas de aula têm janelas espelhadas com bancadas baixas para permitir às crianças a visão do complexo educacional. No primeiro andar, funcionarão oito salas do ensino infantil, para crianças de quatro a seis anos, em dois períodos: manhã e tarde. No segundo piso, são oito salas de ensino fundamental.

No local, haverá salas para utilização da comunidade, onde também serão desenvolvidos cursos profissionalizantes e salas voltadas para alunos do Promac (Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Morador há 10 anos do Bairro Cooperativa, Antônio Ribeiro dos Santos, 45 anos, elogiou a Administração por mais essa entrega na região. "Estou muito orgulhoso de morar neste bairro e saber que agora conta com um equipamento de educação como esse que é para todos", disse o colador de colchões.

Além do CEU Celso Daniel, que fica na Estrada Eiji Kikuti, s/no, no Bairro Cooperativa, a Prefeitura entregou, em abril, o Centro Educacional Regina Rocco Casa, que conta com quatro blocos, localizado na Vila do Tanque, na área do antigo Clube da Volks. Outras duas unidades serão inauguradas até o final do ano, uma no Jardim Silvina e outra no Parque Hawaí.

Prefeito lança Sistema de Informação para a Habitação de Interesse Social de São Bernardo


O prefeito de São Bernardo do Campo e a secretária municipal de Habitação lançaram na tarde desta segunda-feira (25) a operação da primeira fase do Sistema de Informação para a Habitação de Interesse Social (Sihisb) da cidade (www.sihisb.saobernardo.sp.gov.br).

O sistema é fruto da cooperação técnica firmada entre as prefeituras de São Paulo e de São Bernardo, com o apoio da Aliança de Cidades-Brasil. O programa reúne dados on-line sobre habitação de interesse social, com capacidade para armazenar e processar informações alfanuméricas e geográficas.

O Sihisb permite ainda inserção e consulta sobre assentamentos precários e ou irregulares, auxilia na tomada de decisão em políticas públicas e democratiza a informação sobre a política habitacional no município. O armazenamento de dados e, consequentemente, a geração de informações complexas, como indicadores sociais, análises espaciais e mapas, fazem deste sistema um importante instrumento para o planejamento e o monitoramento da política habitacional no município.

"Quando assumimos a Prefeitura, em 2009, não tínhamos nem mesmo papéis organizados para sabermos a situação da cidade em diversas áreas. Esse sistema vai possibilitar que saibamos o que acontece em todo o município de forma mais real possível", afirma o prefeito.

A cooperação técnica entre São Bernardo do Campo e São Paulo compreendeu a transferência do conhecimento desenvolvido na capital para o município, possibilitando a implantação e customização do sistema na cidade.

As informações disponibilizadas no Sihisb foram organizadas em módulos, o que permite facilmente seu melhoramento e ampliação futura. Estes módulos têm formas de acesso distintas, com para munícipes e técnicos da habitação.

"É um passo a mais na política habitacional de São Bernardo do Campo. Desta forma, podemos tornar acessível a todos os dados referentes à habitação em nossa cidade", afirma a secretária.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

URGENTE!!!

Bom dia seguidores,

Uma informação muito importante.


A prefeitura de SBC cancelou do evento de Inauguração da República Terapêutica para Gestantes que seria realizado no dia 22.06 (sexta) às 17h.
Em breve teremos a nova data e horário.

MAis uma realização meu querido prefeito LUIZ MARINHO

São Bernardo inaugura primeiro Posto Avançado de Cadastramento da Petrobras no ABC

O primeiro Posto Avançado de Cadastramento (PAC) da Petrobras da região do ABC, e considerado também o primeiro do Brasil fora dos escritórios da petroleira, foi inaugurado na manhã dessa quarta-feira (20), no Paço Municipal, pelo prefeito de São Bernardo do Campo e o secretário executivo do Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás (Prominp) da Bacia de Santos da Petrobras, Jaime Shigueru Taka.

O posto começa a funcionar dia 25, na Sala do Empreendedor, no térreo do prédio sede da Prefeitura, no Paço Municipal. No local, uma equipe de profissionais da Petrobras fará o cadastro de empresas da região do Grande ABC que queiram fornecer produtos ou serviços para a petroleira no Estado, país ou mercado internacional. Serão disponibilizados 75 minutos para o atendimento a cada empresa. A análise é feita em tempo real, permitindo fazer a verificação e indicação do que ainda precisa ser feito para entrar para a lista de fornecedores. O PAC ficará em São Bernardo durante três meses.

Alguns dos critérios que as empresas devem atender para serem incluídas na lista são legal, técnico, econômico, gerencial, segurança, meio ambiente e saúde ocupacional. Ao passar a fazer parte desse cadastro, elas poderão participar dos processos licitatórios da Petrobras.

Para o prefeito de São Bernardo do Campo, apesar de o posto estar localizado na cidade, ele vai beneficiar as empresas de toda a região, que precisam diversificar a cadeia de produtos. "As empresas precisam se preparar para encontrar as oportunidades e o PAC Petrobras vem para contribuir com essa diversificação."

Para fazer o cadastramento no PAC de São Bernardo, as empresas interessadas precisam fazer um agendamento prévio pelo site www.petronect.com.br ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800 282 8484. Empresas prestadoras de serviço nacional ou fornecedoras de bens nacional ou estrangeiro, que tenham realizado serviço ou fornecido material disponível na lista de bens e serviços da Petrobras, também podem se cadastrar.

Para o secretário executivo da Petrobras para a Bacia de Santos da Petrobras, Jaime Shigueru Taka, já foram identificadas pela petroleira cerca de 800 empresas da região com potencial para serem fornecedoras. "Essas empresas foram convidadas a fazerem seus agendamentos e virem ao posto instalado aqui em São Bernardo."

Segundo Taka, atualmente existem mil empresas do ABC que estão no cadastro da Petrobras, participando dos processos licitatórios. "O mercado industrial do ABC tem potencial, qualidade e know-how, e é isso que precisamos dentro da nossa gestão de conteúdo local."

Além do prefeito de São Bernardo e do representante da Petrobras, participaram da inauguração do PAC o prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo e de Diadema, o coordenador geral do escritório da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Alcides Amazonas, o diretor titular do Ciesp-SBC, Hitoshi Hyodo, a gerente regional do Sebrae, Josephina Cardelli, o presidente do Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (Itaesa), Pedro Thadeu Silva, e as empreendedoras de São Bernardo Josi Carvalho, da Indústria Brasileira de Transformadores Ltda. (IBT), e Graça Miranda, da Keefer Industrial e Comércio de Máquinas e Moldes Ltda.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Prefeitura inaugura na região do Alvarenga o sexto Caps da cidade


São Bernardo do Campo ganhou mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) destinado ao atendimento de portadores de transtornos psíquicos severos e persistentes. A inauguração do Caps tipo II Alvarenga foi feita pelo prefeito da cidade nesta terça-feira (19). Com este, já são seis Caps’s na cidade, sendo três para transtornos psíquicos, dois para dependentes químicos (álcool e drogas), sendo um adulto e outro infantojuvenil, além do Capsi (infantil) para crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes.

O novo equipamento abrangerá os bairros atendidos por nove UBSs – Alvarenga, Alves Dias, Nazareth, Vila Rosa, Vila Marchi, Ipê, Jardim das Oliveiras, União e Orquídeas –, além da demanda encaminhada pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) União/Alvarenga e Alves Dias/Assunção. O Caps Alvarenga deverá prestar, em média, 300 atendimentos por mês. A população estimada nessa área é de 230.254 pessoas.

"Esta unidade irá funcionar de forma provisória para desafogar a demanda dos Caps’s do Centro, mas nos próximos dias iremos iniciar as obras da sede de um CAPS III aqui no bairro, ou seja, esta unidade será transformada em um CAPS tipo III. Isso representará o reforço na equipe e na ampliação do atendimento para um sistema 24 horas", comentou o chefe do Executivo.

No Caps Alvarenga, o cuidado se dará por meio de projetos terapêuticos individualizados. O tratamento envolverá psicoterapia, consultas médicas, medicação, oficinas terapêuticas, atividades físicas e atendimento dos familiares, entre outras ações. As primeiras oficinas já programadas serão as de culinária, jornal, rádio, artes plásticas e música. O atendimento é feito em rede, mantendo-se a articulação com as unidades de urgência e emergência e da atenção básica.

Equipe – A equipe profissional reunirá os seguintes profissionais: psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, médicos psiquiatras, educador físico, técnicos de enfermagem, monitores de oficina terapêutica (nível médio e superior), oficial administrativo, recepcionista e auxiliares de farmácia e de copa.

Também estão previstos um Caps Álcool e Drogas (adulto), no Alvarenga, e nova sede para o Caps infantojuvenil do Rudge Ramos, que passará para a Cidade dos Direitos da Criança, no Bairro Assunção.

O Caps Alvarenga II funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Estrada dos Alvarenga, 3.268. O telefone é 4357-1393.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Vamos participar!!

Prefeito participa de cerimônia de assinatura de recursos para o Hospital de Clínicas


Depois de dois anos do início da construção do Hospital de Clínicas, o governo do Estado assinou a primeira liberação de recursos para as obras. Será repassada à unidade, localizada na região do Alvarenga, R$ 20 milhões. A solenidade de assinatura foi realizada na tarde desta segunda-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, com as presenças do prefeito de São Bernardo, do secretário municipal de Saúde, do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Metade do repasse será enviada à Administração Municipal até o fim de junho. Os outros R$ 10 milhões serão repassados conforme o andamento das obras. O recurso se destina exclusivamente às obras do HC, previsto para ser entregue em novembro, com 70 leitos. Na segunda etapa serão entregues outros 68 e, até o fim de 2013, o hospital estará em pleno funcionamento, com 293 leitos.

O investimento total previsto na construção do HC é de R$ 140 milhões, sendo R$ 82 milhões repasses do Ministério da Saúde.

De acordo com o prefeito, mais recursos com o governo estadual já estão acordados. Há cerca de três meses, o governador confirmou a liberação dessa primeira parcela de um total de R$ 42 milhões prometidos pelo Estado. Os outros R$ 22 milhões, previstos para 2013, serão aplicados na compra de equipamentos clínicos e mobiliário.

"Trata-se de um hospital público de excelência, do Sistema Único de Saúde (SUS), com completa gestão da Prefeitura", afirma o prefeito. "Essa verba, junto com os recursos enviados pelo governo federal, será suficiente para darmos continuidade ao cronograma das obras."

Ministério da Saúde – No último sábado (16), durante vistoria às obras do HC de São Bernardo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a autorização de repasse de um aporte de R$ 20 milhões para a aquisição de equipamentos de diagnóstico de imagem e de apoio aos leitos. O recurso, que será depositado nesta terça-feira (19) no cofre do município, é proveniente de convênio assinado há cerca de um ano.

"Esta é a principal obra com apoio do governo federal em andamento na região metropolitana. Como um hospital público planejado para atendimento de especialidades de alta complexidade, será muito importante para São Bernardo e para o País, já que também ajudará a diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas, que são aquelas programadas. Por outro lado, será ainda um importante espaço voltado a formação de especialistas, já que atuará ainda como um hospital de ensino", afirmou Padilha.

Estrutura – Erguido em área de 18 mil metros quadrados, o HC será uma das unidades mais modernas do Brasil e terá capacidade para atender as principais demandas de saúde em especialidades cirúrgicas, diagnóstico por imagem, hemodiálise, medicina nuclear, especialidades clínicas e pediátricas, além de transplantes de órgãos, como rins e córnea, e cirurgias ortopédicas de grande porte.

O hospital, de três blocos, com 11 pavimentos no principal, tem ambulatório, Hospital Dia e Terapia Renal Substitutiva (destinada a procedimentos de hemodiálise). Dos 293 leitos, 197 serão destinados à internação e 96 serão complementares, sendo 60 para a UTI (20 pediátricos e 40 adultos), 29 de Recuperação Anestésica e 7 leitos de Hospital Dia.

Quando o hospital estiver funcionando em sua plenitude, terá capacidade para fazer mensalmente cerca de 10 mil consultas, 1,5 mil internações e 1,5 mil cirurgias.

Prefeito entrega nova UBS do Jardim Nazareth


A nova Unidade Básica (UBS) Nazareth foi entregue nesta segunda-feira (18) pelo prefeito de São Bernardo. Com a ampliação, a unidade localizada no Jardim Nazareth mais que dobrou de tamanho, passando de 416 m² para 879 m² no total. Escolhida como prioridade pela população no Orçamento Participativo (OP), realizado em 2010, a reforma da UBS também está aliada à ampliação da equipe de profissionais.

"Quando visitei esta unidade, isso aqui era pequeno e estava cheio de mofo e goteiras, o que representava um desrespeito aos profissionais e à população que precisava de atendimento. Hoje, entretanto, conseguimos fazer um espaço digno, à altura do que a população merece", destacou o prefeito.

Inaugurado em 1991, o prédio não tinha espaço suficiente para garantir comodidade aos usuários e condições de trabalho adequadas. Além disso, apresentava rachaduras no teto do andar superior, o que provocava as goteiras.

Após as intervenções, a unidade ganhou dez consultórios médicos, seis cadeiras odontológicas, duas salas multiprofissionais, fachada padronizada, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca, sala para reuniões comunitárias, rampa de acesso para portadores de deficiência, sala de saúde mental, escovódromo, sala de inalação, fraldário e paredes decoradas com painéis fotográficos retratando personagens da própria comunidade, a exemplo das demais UBSs já reformadas.

Equipe ampliada – A equipe de profissionais de saúde também foi reforçada, permitindo a ampliação da Estratégia de Saúde da Família e do serviço de saúde bucal. Antes, eram dois médicos generalistas e agora passam a ser três. A Saúde Bucal, que antes dispunha de um cirurgião-dentista, ganhará mais dois dentistas, além de três auxiliares e três técnicos.

São cerca de 80 profissionais, entre clínicos, ginecologistas, pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogo, assistente social, farmacêutico, auxiliar de farmácia, agentes comunitários, agente de controle de endemias e fonoaudióloga.
Com esta inauguração, já são 12 UBSs entregues, entre construção, reforma e ampliação. A UBS registra mensalmente mais de 3,6 mil atendimentos médicos e outros 6 mil procedimentos de enfermagem.

São mais de 21 mil usuários cadastrados dos bairros Jardim Nazareth, Cooperativa, Vila Bartira, Jardim Belas Artes, Jardim Belita, Jardim Santa Maria, Jardim Continental, Jardim Colonial, Jardim Uenoyama, Vila Antunes, Vila Kiko e Vila Soares.

Concluídas – A atual administração já entregou as seguintes UBSs: Jardim das Oliveiras, Santa Cruz, UBSs São Pedro, Ferrazópolis, Fincos, Batistini, Rudge Ramos, Taboão, Paulicéia, Planalto e Orquídeas.

As próximas a serem entregues são a Alves Dias e Parque São Bernardo, previstas para serem inauguradas até julho. Também estão marcadas para julho as assinaturas das ordens de serviço para o início das obras de reforma e ampliação das UBSs Vila Marchi e Farina.

A UBS Nazareth fica na Rua João XXIII, 380. Os telefones para contato são 4343-4166 ou 4392-3600.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Recapeada e com ciclovia, Avenida João Firmino é inaugurada pelo prefeito


A Avenida João Firmino, inaugurada na sexta-feira (15) pelo prefeito de São Bernardo do Campo, está mais moderna e segura. A via, que liga a região central da cidade aos bairros Assunção e Alvarenga e é uma alternativa de acesso à rodovia Anchieta, foi toda revitalizada e ganhou a terceira e maior ciclovia do município, de 1,7 quilômetros. O objetivo das intervenções é garantir melhor fluidez ao tráfego de veículos e oferecer condições de conforto e segurança aos pedestres.

De acordo com o prefeito, além da revitalização, foi feita uma grande obra de drenagem na Avenida João Firmino e vias adjacentes, como na Rua Ana Maria Martinez que sofria com problema de alagamento nos períodos de chuva. "Estamos realizando um processo de transformação na cidade, pensando em uma melhora da qualidade de vida da população. Temos intervenções em todas as áreas do município, que está sendo planejado a curto, médio e longo prazo", disse.

As obras da avenida, que tiveram início em novembro de 2010, também inclui nova pavimentação, construções de canteiros centrais, calçadas (em um total de 9,3 mil m²), quatro lombofaixas (faixa de travessia elevada para acessibilidade de pedestres), sendo duas em cada sentido, 89 rampas de acessibilidade e projeto paisagístico.

Com três faixas de rolamento, a via recebe uma média diária de 1,8 mil veículos nos horários de pico. Para melhorar a fluidez do trânsito na via, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) eliminou as conversões à esquerda no canteiro central. A alternativa aos motoristas são os retornos semaforizados, a exemplo das ruas Cristiano Angeli e Walter Carlos Zanini, que possuem mão única de direção. Também foi eliminado o semáforo da Avenida Senador Ricardo Batista, que ganhou no lugar uma rotatória, substituídos os equipamentos de semáforos e instaladas novas travessias de pedestre.

O morador do Bairro Assunção Jaime Rodrigues da Silva, 69 anos, agradeceu a Administração pela entrega da obra. "A avenida ficou maravilhosa e ainda ganhou uma ciclovia. Além disso, agora está bem sinalizada, principalmente para o pedestre, pois antes ocorriam muitos acidentes", disse o aposentado.

Drenagem – Para minimizar os problemas de alagamento na região da João Firmino e vias adjacentes, a Prefeitura ampliou e adequou o sistema de drenagem da via e das ruas Ana Maria Martinez, Urbano de Oliveira Duarte, Dr. Antônio Jorge Franco, Dr. Fleming, Argia, Assunção e a Avenida Álvaro Guimarães. Os serviços proporcionaram, inclusive, a melhoria do escoamento do Córrego Palmeiras, que passa sob a João Firmino.

No total, foram executados dois mil metros de galeria de águas pluviais, 298 novas bocas de lobo e de leão (para captação de água), 7.672 metros de guia e sarjeta e 64 metros de túnel por baixo da avenida, por meio de perfuração do solo, de forma a minimizar os impactos no trânsito durante a obra. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) construiu um coletor-tronco para que o esgoto seja encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ABC.

Paisagismo – A revitalização paisagística da Avenida João Firmino abrange o canteiro central e as praças vizinhas – Dellabarba, Luis Casa e José Stangorlini –, totalizando uma área de 11 mil m². Foram construídos novos passeios, implantadas áreas ajardinadas, além de novos mobiliários urbanos e iluminação.

O objetivo da revitalização vai além da questão estética, transformando a avenida em um corredor verde urbano, no qual foi priorizada a vegetação nativa.

Na Praça Dellabarba, a quadra poliesportiva foi reformada e o espaço ganhou novo piso, com acessibilidade e playground para crianças. E a Praça Luís Casa teve as áreas de convívio e circulação ampliadas.

14ª Caminhada da Paz reúne cerca de mil pessoas em São Bernardo



O prefeito de São Bernardo do Campo participou na manhã deste domingo (17) da 14ª Caminhada da Paz. A atividade, que lembrou o martírio do Padre Leo Commissari, assassinado em 21 de junho de 1998 e responsável por desenvolver diversos trabalhos sociais na periferia da cidade, reuniu cerca de mil pessoas, em sua maioria crianças e jovens.

A concentração para a caminhada ocorreu em frente à Igreja Comunidade Cristo é Rei, no Jardim Silvina. Além dos fiéis da paróquia Jesus de Nazareth, a atividade reuniu ainda representantes das paróquias São Pedro e São Paulo Apóstolos, da Vila São Pedro, e, São Geraldo Magela, do Jardim Petroni. Uma missa celebrada pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes marcou o encerramento da atividade.

Para o chefe do Executivo, o compromisso do Padre Leo pôde ser demonstrado nesta manhã com a presença enorme de pessoas na caminhada. "Suas orientações sempre serão lembradas, principalmente pela qualidade do conteúdo que traziam. Ele será sempre uma grata lembrança para nossa cidade e sua marca está expresso na grande obra que nasceu sob sua liderança, o Centro de Formação Padre Leo, que realiza capacitação e conscientização, sobretudo para a juventude da nossa cidade", destacou o prefeito.

"A forma dele atuar, além de ser cristão e padre, foi um exemplo para todos nós. Nesta caminhada, podemos lembrar seu testemunho e a necessidade de assumirmos um compromisso de viver pelo amor de Jesus, doando o nosso tempo e energia em favor da sociedade e do próximo", disse o Padre Francesco, da Paróquia Jesus de Nazareth e sobrinho de Padre Leo.

Prefeito vistoria Hospital de Clínicas com ministro e confirma entrega para novembro

O prefeito de São Bernardo do Campo e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vistoriaram neste sábado (16) as obras do Hospital de Clínicas, em construção na região do Grande Alvarenga. Na ocasião, o ministro assinou a autorização de repasse no valor de R$ 20 milhões para a compra de equipamentos de diagnóstico de imagem e de apoio aos leitos, entre mobiliário, monitores e bombas de infusão, entre outros itens. O recurso, que será depositado já na próxima terça-feira (19) na conta da Prefeitura, é proveniente de convênio assinado há cerca de um ano.

O investimento previsto na construção do HC é de R$ 140 milhões, sendo que, desse total, mais de R$ 100 milhões serão repassados pelo Governo Federal. Recentemente, o Governo do Estado também se comprometeu a colaborar com R$ 20 milhões. Nesta segunda-feira (18), está agendada a solenidade de assinatura de liberação deste recurso para a aquisição de equipamentos e mobiliário do hospital. A cerimônia será no Palácio dos Bandeirantes.

Impressionado com o andamento das intervenções, o ministro afirmou que, para uma obra desse porte, iniciada em setembro de 2010, o cronograma está indo muito bem. "Trata-se da principal obra com apoio do Governo Federal em andamento na região metropolitana. Como um hospital planejado para ser de excelência do Sistema Único de Saúde (SUS), de alta complexidade, esse equipamento será muito importante para São Bernardo e para o País, já que também ajudará a diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas, que são aquelas programadas. Por outro lado, será ainda um importante espaço voltado a formação de especialistas, já que atuará ainda como um hospital de ensino", afirmou o ministro Padilha.

Para o chefe do Executivo, a vinda do ministro reforça a parceria entre Prefeitura e União no processo de transformação da Saúde em São Bernardo, iniciada em 2009. "Pelo acompanhamento que fizemos das obras, será possível concluir a construção em setembro, mas, por uma avaliação técnica minha e da minha equipe, vamos inaugurar o hospital já com a primeira fase de funcionamento em novembro. Estamos comprando os equipamentos e temos a garantia do Ministério da Saúde de continuar nossa parceria na manutenção do HC", disse o chefe do Executivo.

O hospital, que atenderá desde as cirurgias mais simples às mais complexas, como transplantes de órgãos de rins e córnea, além de cirurgias ortopédicas de grande porte, entrará em funcionamento progressivamente. Na primeira fase em novembro será mobiliado, equipado e terá 70 dos 293 leitos já disponíveis: 30 de clínica médica, 24 de ortopedia e traumatologia, além da entrega do serviço de neurocirurgia com seis leitos e mais 10 de terapia intensiva (UTI) adulto. Em 2013, deverá estar funcionando em toda a sua plenitude.

Também fará atendimento ambulatorial amplo e realizará exames clínicos de alta complexidade. O funcionamento será baseado em uma política de humanização que garanta o conforto dos usuários e condições adequadas de trabalho para os funcionários.

Estrutura - Erguido em área de 18 mil metros quadrados na região do Grande Alvarenga, será uma das unidades mais modernas do País. Além disso, o HC desempenhará importante papel como hospital de ensino.

O Hospital de Clínicas reúne três blocos: A, B e C. O bloco A é a unidade assistencial, o hospital propriamente. O edifício conta com 11 pavimentos, incluindo o andar térreo e os dois subsolos. Nestes, funcionarão o centro de imagens de diagnóstico, análises clínicas e medicina nuclear. Nos demais pavimentos funcionarão o centro cirúrgico, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátrica e adulto e internação.

O empreendimento reunirá ainda ambulatório, Hospital Dia e Terapia Renal Substitutiva (destinada a procedimentos de hemodiálise). Já os blocos B e C são edifícios voltados aos serviços e utilidades. No primeiro, estão instalados os grandes equipamentos de energia, resfriamento das águas e climatização, além de gases medicinais. No bloco C, se concentram os serviços de manutenção, limpeza, farmácia central e almoxarifado, rouparia, engenharia clínica, serviço de nutrição e refeitório.

Dos 293 leitos, 197 serão destinados à internação e 96 serão complementares, sendo 60 para a UTI (20 pediátricos e 40 adultos), 29 de Recuperação Anestésica e 13 leitos de Hospital Dia. O estabelecimento atenderá as principais demandas de saúde em especialidades cirúrgicas, diagnóstico por imagem, hemodiálise, medicina nuclear, especialidades clínicas e especialidades pediátricas.

Prefeito entrega mais 232 unidades do Conjunto Habitacional Esmeralda

O prefeito de São Bernardo do Campo entregou na manhã deste sábado (16) mais 232 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Jardim Esmeralda. Com mais essa entrega, a Administração contempla 480 apartamentos de um total de 564 que serão produzidos no local. As famílias beneficiadas neste sábado são oriundas do assentamento precário Jardim Esmeralda, sendo que a maioria delas estavam temporariamente no auxílio aluguel.

"Em 2008, pude verificar a situação que era esta região. As fotos tiradas naquele tempo e no dia de hoje refletem a transformação e melhoria que estamos fazendo na nossa cidade", ressaltou o prefeito, que ainda fez um apelo para que os novos proprietários fiquem atentos quanto à aproximação de oportunistas que queiram comprar o imóvel. "Não estou proibindo vocês de venderem, mas se forem fazer, que o façam daqui a alguns anos, quando o imóvel estiver quitado. Pois assim vocês poderão adquirir um bem ainda melhor e prosperar, que é o que todos nós sonhamos", recomendou.

A obra, financiada com recursos do Governo Federal via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Prefeitura, tem investimentos da ordem de R$ 53,8 milhões, sendo R$ 21,9 milhões repasse do Orçamento Geral da União, R$ 15,3 milhões financiados via Caixa Econômica Federal (CEF) e R$ 16,5 milhões são recursos do próprio município. O valor total do investimento abrange as obras de habitação, infraestrutura e equipamentos, regularização fundiária e trabalho social.

"Esperamos trinta e dois anos por este momento e, graças a Deus, Ele mandou uma pessoa como este prefeito para olhar por esta área e melhorar a vida de tantas famílias", destacou o líder de produção Ireno Pereira Santos, 48 anos, que falou em nome dos moradores contemplados na manhã deste sábado.

Projeto - Além da produção de 564 unidades que atenderão as famílias da própria área, que foram removidas e inseridas no Programa Renda Abrigo, o projeto inclui a reforma do campo de futebol Corintinhas, a construção de um centro comercial no local e a implantação de um parque com a recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) de nascente e margem de córrego.

Os serviços de construção das unidades habitacionais e do Projeto de Urbanização Integrada do Jardim Esmeralda foram iniciados em junho de 2010. As primeiras 60 unidades foram entregues em junho do ano passado. Em dezembro do mesmo ano, outras 104 famílias foram contempladas, e, em março deste ano, a Administração entregou mais 84 unidades habitacionais.

Cada um dos 11 blocos que foram entregues possuem entre 20 e 24 unidades habitacionais de 42 m² de área útil, distribuídas em dois quartos, sala, cozinha, banheiro, além da área de serviço. O custo de obra estimado para cada uma das unidades foi em média de R$ 86 mil.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

EVENTOS

Prefeito recebe novo cônsul de Portugal em São Paulo

O prefeito de São Bernardo do Campo e o secretário de Relações Internacionais, receberam na tarde desta quinta-feira (14), no Paço Municipal, o novo cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço.

Na oportunidade, o cônsul destacou a importância que a comunidade portuguesa tem no Brasil. "Temos 600 empresas instaladas pelo país. A nossa comunidade tem um papel muito importante aqui", afirma Paulo Lopes Lourenço. "Vamos analisar como podemos instalar empresas portuguesas em São Bernardo do Campo. Também é importante descentralizar esses investimentos das capitais", completa.

O prefeito destacou as demandas que a cidade tem em vários setores. "Necessitamos de investimentos em logística, saneamento básico e também na rede hoteleira. Estamos sempre à disposição para novos investidores", destaca o chefe do Executivo.

Prefeito faz lançamento oficial do festival Rotas dos Sabores em restaurante da cidade

A 2ª edição do festival Rotas dos Sabores foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (14) pelo prefeito de São Bernardo do Campo, durante almoço em um dos restaurantes que participam do festival, a Chopperia Route 17, no Bairro Jordanópolis.

O prefeito disse que ações como o festival têm o objetivo de aproximar os empresários do setor, movimentar o segmento de gastronomia e turismo na cidade e estimular a população a conhecer os estabelecimentos. "É uma forma de promover o comércio, por meio de uma concorrência saudável, além de fortalecer a economia", disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo comentou que ainda existem melhorias a serem feitas nesse segmento em São Bernardo. "Capacitar os gestores e gerentes dos estabelecimentos, investir em gastronomia sustentável e diversificar a culinária são alguns dos itens que precisam ser estudados."

O presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (Sehal), Wilson Bianchi, falou sobre a necessidade de capacitar mão de obra para o setor. Para isso, comentou que estão sendo realizados alguns cursos na área de gastronomia. Em breve, segundo Bianchi, será feito o lançamento do restaurante-escola, uma escola de gastronomia com 23 cursos de especialização.

Também estiveram presentes no lançamento secretários municipais, o presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Turismo e Similares de São Bernardo (Assorth), Elói Carlone, e empresários do setor de gastronomia.

Rotas dos Sabores – O festival continua até o dia 30, em mais de 120 estabelecimentos participantes, entre bares, restaurantes, lanchonetes, panificadoras e hotéis de São Bernardo. Os clientes têm à sua escolha centenas de pratos, porções ou lanches elaborados especialmente para o evento, com preços reduzidos em até 50% durante o período do festival.

Os restaurantes fazem parte de uma das cinco rotas gastronômicas da cidade: Rota do Peixe, Rota do Frango com Polenta, Rota dos Petiscos e Aperitivos, Rota do Prato Executivo e Rota da Comida Típica.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Prefeito abre evento de petróleo e gás e anuncia inauguração de posto de cadastramento da Petrobras


O prefeito anunciou nesta quarta-feira (13), durante a abertura do evento Equipaindústria, que a Petrobras instalará, no dia 20, um Posto Avançado de Cadastramento (PAC) em São Bernardo do Campo. O serviço, o primeiro na região, tem a finalidade de inserir as empresas do ABC como fornecedoras da cadeia produtiva do setor de petróleo e gás.

Também participaram do evento, realizado no Espaço Anchieta, no Rudge Ramos, empresários, pessoas ligadas a universidades e profissionais dos setores de metal-mecânica, petróleo e gás, naval, construção e portos.

O evento é uma realização da Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (Itaesa), e tem como objetivo criar um espaço para a realização de negócios e parcerias entre empresas, além de inserir a região do ABC, quarta maior região econômica no país, neste mercado em pleno desenvolvimento da economia nacional. Os investimentos do BNDES na cadeia de fornecedores do segmento de petróleo e gás no Brasil podem chegar a R$100 bilhões nos próximos quatro anos.

Uma das formas de inserir as empresas locais nesse cenário é por meio do cadastramento na Petrobras, que com o posto avançado ficará mais fácil.

A empresa está realizando, nos dois dias do evento, um plantão de atendimento para auxiliar os interessados em se inscrever como fornecedoras de bens e serviços da empresa no Estado, país ou no mercado internacional. Esse cadastro é fundamental porque é consultado para a seleção de participantes em processos licitatórios. Nas consultas, são avaliados critérios econômico, legal, técnico, gerencial, além de segurança, meio ambiente e saúde.

Para o prefeito de São Bernardo, esse encontro é fundamental para que as empresas entendam a necessidade de diversificar a linha de produtos e fornecer para mais de um segmento. "Nosso parque industrial precisa estar atento às oportunidades. O fornecimento para a Petrobras é um caminho e é preciso descodificar a forma de fazer esse fornecimento", disse.

Mais de 1.200 empresas se cadastraram para o Equipaindústria. Cerca de 800 delas participarão das sessões de Networking Empresarial Multissetorial, com objetivo de ampliação dos relacionamentos comerciais e das vendas das empresas, aumentando a possibilidade de estabelecimento de parcerias, de prospecção de fornecedores, de distribuidores e de representantes comerciais. Cerca de 500 empresas participarão, ainda, da Sessão de Negócios, encontros pré-agendados entre 19 empresas âncoras – como a Petrobras - e fornecedores durante o evento. Grandes indústrias apresentarão suas demandas por produtos e serviços da cadeia produtiva de petróleo e gás e empresas da região agendarão reuniões para apresentar suas ofertas.

O Equipaindústria segue até esta quinta-feira (14), das 9h, às 18h, com palestras e sessão de negócios. O Espaço Anchieta fica na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.383, Rudge Ramos. Entre os dias 7 e 10 de agosto, das 14h às 21h, o Equipaindústria acontece em Itajaí-SC.

Posto Avançado de Cadastramento – Quem não conseguir preencher o cadastro da Petrobras durante o Equipaindústria, tem mais uma oportunidade. O Posto Avançado de Cadastramento (PAC) da Petrobras em São Bernardo funcionará por três meses junto à Sala do Empreendedor, no térreo do Paço Municipal. O serviço, que faz parte do Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás (Prominp), conta com uma equipe de profissionais da Petrobras.

Prefeito entrega praça de serviços voltados ao servidor de São Bernardo


O prefeito de São Bernardo do Campo entregou, na tarde desta quarta-feira (13), a Praça do Servidor, um espaço de atendimento aos funcionários públicos municipais que concentra diversos serviços em um único endereço. Ela vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no andar térreo do prédio do Departamento de Gestão de Pessoas, na Avenida Senador Vergueiro, 3.315, Bairro Rudge Ramos.

O novo espaço atende às diretrizes do Programa de Modernização Administrativa, com vistas a investir na valorização profissional, melhora no processo de trabalho e, consequentemente, no atendimento ao servidor público municipal.

No local, a categoria poderá dispor de todos os serviços relacionados à vida funcional – 130 no total –, entre alteração de endereço, abono de faltas, certidão de aprovação em concursos e pedidos de licenças.

"O antigo ambiente era totalmente inadequado, desrespeitoso e sem a mínima condição de trabalho. Um município como o nosso, tem a obrigação de criar boas condições para os servidores. O profissional que é respeitado e valorizado ao ter um ambiente saudável de trabalho vai produzir mais, além de atender melhor ao próximo", ressaltou.

A previsão é que o espaço atenda a cerca de 270 servidores diariamente, por meio de oito profissionais selecionados do quadro interno do departamento como forma de prestar um serviço de melhor qualidade.

"O espaço está infinitamente melhor que o anterior, sem falar que eram apenas três atendentes. Hoje, a situação passa a ser outra e, agora, os servidores serão atendidos de forma digna e respeitosa", diz uma das atendentes da Praça.

Além disso, o Serviço de Saúde Ocupacional, que antes funcionava no prédio do Pronto-Socorro Central, também está integrado à nova forma de atendimento, com acessibilidade, novo mobiliário e espaço mais amplo.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Prefeito participa da missa de Corpus Christi na Igreja Matriz de SBC

O prefeito de São Bernardo do Campo participou na manhã desta quinta-feira (7) da missa de Corpus Christi, na Igreja Matriz. A solenidade marcou o encerramento do segundo Congresso Eucarístico Diocesano.

A cerimônia foi realizada pelo bispo diocesano Dom Nelson Westrupp e contou com a presença de mais de quatro mil fiéis, que lotaram a Igreja Matriz. "Essa reunião serve para celebrar a nossa fé e também para destacar a importância dessa data", afirmou o bispo.

Reforma – O local da missa desta quinta-feira passa atualmente por reforma. A Praça da Matriz está em obras desde dezembro e as intervenções tornarão o espaço mais agradável, além de valorizar a arquitetura da igreja e da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem.

As benfeitorias no local incluem modificações nos canteiros de árvores, novo paisagismo e a troca de todo o piso. Será construída ainda uma banca de jornal com um espaço de convivência e banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiência.

Serão criados quatro canteiros com vegetação densa nas laterais da praça, preservadas as 45 árvores existentes e plantadas outras 29, incluindo as nativas Pau-ferro e Sibipiruna. O centro da praça ficará livre para permitir a visualização da frente da igreja e dar mais espaço para descanso dos usuários.

O fechamento dos canteiros com árvores e forrações diversas será em concreto e neles estarão apoiados os novos bancos. A iluminação da Praça da Matriz e das laterais da igreja será trocada por lâmpadas de mercúrio. Serão colocados postes de quatro metros, o que garantirá mais segurança aos pedestres e um aspecto cenográfico ao conjunto, além de instalação de refletores contornando a praça para iluminar a vegetação. Um novo refletor será instalado e iluminará a fachada da Igreja Matriz.

Prefeito entrega à população UBS Planalto, reformada e com equipes ampliadas



O prefeito de São Bernardo do Campo inaugurou na noite desta quarta-feira (6) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Planalto. Mais ampla e com equipe profissional reforçada, a UBS é a 11ª entregue nesta gestão, entre construção, reforma e ampliação que a Administração vem executando em 28 das 32 UBSs do município.

Demanda aprovada pelo Orçamento Participativo, a intervenção implicou na ampliação do prédio, que passou de 636 m² para 942 m². Além disso, a atual equipe foi reforçada. Anteriormente, havia apenas um cirurgião dentista e, a partir de agora, serão três equipes de saúde bucal, compostas por três dentistas, três auxiliares e três técnicos de odontologia. Serão incorporados ainda mais cinco auxiliares de enfermagem e oito agentes comunitários, bem como mais três recepcionistas e um psicólogo.

Inaugurado em 1963, o prédio passou pela última reforma em 2008, que consistiu apenas em pintura geral e remanejamento da copa. No passado, além de não ter salas e consultórios suficientes, a unidade apresentava vários problemas, como paredes descascadas e piso esburacado. As instalações hidráulicas também precisavam de reparos e a rede elétrica era antiga e sobrecarregada.

"Quando vamos fazer uma reforma em nossa casa queremos que fique acolhedora e alegre e assim é também com as obras que estamos entregando na cidade. A Prefeitura tem buscado todos os recursos necessários para construir uma nova São Bernardo", ressaltou o prefeito.

Com as intervenções, além das adequações dos espaços já existentes, o equipamento de saúde ganhou sete consultórios médicos e seis cadeiras odontológicas, fachada padronizada com pórtico, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca, sala para reuniões comunitárias, rampa de acesso para portadores de deficiência, sala de saúde mental, escovódromo e fraldário, além de paredes decoradas com painéis fotográficos retratando personagens da própria comunidade.

Equipe – A população do bairro e do entorno terá à disposição na unidade três equipes de saúde da família ampliada com médicos generalistas, ginecologistas, clínico, pediatras, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal, psicólogo, recepcionistas, agentes comunitários, farmacêutico de referência, auxiliares de farmácia, oficiais administrativos, auxiliar de limpeza, agente de controle de endemias e apoiadores de referência da região.

Com uma média de 29 mil usuários cadastrados, a UBS atende os bairros Vila Planalto, Vila Washington, Vila Júpiter, Vila Júpiter Nova, Jardim Gagliardi, Jardim São Francisco, Jardim Calux, Vila Armando Bondioli e Jardim Beatriz. A unidade está localizada na Rua Oragnof, 480, Vila Planalto. O telefone para informações é 4341-4347.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Luiz Marinho explica como municípios podem aderir a programas do governo federal

São Bernardo será a primeira cidade do Estado a abrigar um comitê Pró-Copa 2014

São Bernardo do Campo será a primeira cidade do Estado de São Paulo a abrigar uma sede do Comitê Pró-Copa 2014. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5), durante um café da manhã com a presença do prefeito e cerca de 50 pessoas, entre diretores da Associação de Hotéis, Restaurantes, Turismo e Similares de São Bernardo do Campo (Assorth) e representantes do setor, na sede da entidade.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu, a cidade foi escolhida para sediar o comitê na região do ABC por reunir condições de se tornar um polo para receber turistas de todo o Brasil e até de outros países. "São Bernardo tem a Represa Billings, onde pode se praticar esportes náuticos e lazer. É uma das cidades mais importantes do Brasil e tem investido fortemente para fomentar o turismo e os esportes", comentou.

A CNTur tem propostas específicas com vistas à preparação do receptivo turístico nas 12 capitais eleitas como a sede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A meta é a formação de gestores especialmente voltados ao turismo e a preparação de mão de obra qualificada para os serviços de guias, hotelaria e gastronomia.

O prefeito disse que nos próximos 15 dias haverá uma reunião entre a Prefeitura, a Assorth e a CNTur a fim de estabelecer um plano de ação a respeito da formação do comitê. A ideia é que a sede seja instalada no mesmo prédio onde funciona a Associação de Hotéis, Restaurantes, Turismo e Similares, localizada na Chácara Inglesa. "Já pedi aos secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Esportes para remeter à Assembleia Legislativa um projeto de lei com a proposta de transformar São Bernardo em uma estância turística", explica.
Ele citou ainda os diversos investimentos no segmento, com a revitalização de pontos turísticos, praças e espaços públicos, sinalização, lançamento de guia, site e mapa turísticos. "Também estamos promovendo feiras e festivais com os parceiros de cada setor, como a Feira de Móveis e as Rotas dos Sabores, cuja segunda edição terá início no próximo dia 11, envolvendo mais de 120 estabelecimentos da cidade", afirmou o chefe do Executivo.

Os participantes irão elaborar pratos, porções ou lanches especialmente para o evento, com preços reduzidos em até 50% durante o período do festival.

O encontro também contou com as presenças de representantes da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo, entre outros segmentos da sociedade.

Prefeito participa de encontro no Centro Evangelístico Brasil para Cristo

 
O prefeito de São Bernardo do Campo participou na noite desta segunda-feira (4), de encontro com lideranças do segmento evangélico Histórico e Pentecostal da cidade, em culto realizado em templo da Igreja Brasil para Cristo, no Bairro Baeta Neves, presidida pelo pastor José Altino.

Durante o encontro, o chefe do Executivo frisou a necessidade de mudança de comportamento das pessoas para que haja uma melhora na qualidade de vida. "Temos um trabalho com pessoas que sofrem de problemas psicossociais, realizado nas residências terapêuticas que contam com cuidador e cuidadora 24 horas por dia, além das repúblicas terapêuticas voltadas para pessoas que tinham problemas com álcool e drogas. Graças a Deus estamos conseguindo tirá-las desse meio", ressaltou.

O prefeito também destacou algumas melhorias que estão sendo realizadas na cidade, como os projetos na área de transporte público.

O ato religioso, que teve a presença de cerca de 70 pessoas, teve duração de duas horas e contou com momento de louvor, oração e palavra bíblica proferida pelo pastor Rudi Thoma, da Igreja Luterana do Brasil.

Prefeito recebe equipes de São Bernardo, campeãs dos Jogos Abertos Brasileiros


A tarde desta segunda-feira (4), no Salão Nobre do Paço Municipal, foi de homenagens e de reconhecimento. O prefeito de São Bernardo do Campo recebeu os atletas dos times de vôlei feminino, futsal masculino e handebol feminino e masculino da cidade, que representaram o Estado de São Paulo nos Jogos Abertos Brasileiros, disputados na última semana, no Espírito Santo.

Nas quatro decisões da competição, vitórias são-bernardenses: 3 sets a 2 contra o Volta Redonda (RJ) no vôlei, 29 a 12 sobre o Rio de Janeiro, no handebol feminino, e 28 a 19 em cima do Paraná, pelo handebol masculino. No futsal, vitória por 2 a 0 contra Minas Gerais. Com os títulos, São Bernardo ajudou o Estado de São Paulo a conquistar o primeiro lugar geral, o décimo título consecutivo paulista na competição.

O prefeito parabenizou os atletas pelo empenho e pela conquista dos títulos para a cidade. "É motivo de muita satisfação para São Bernardo que seus atletas tenham trazido quatro títulos de uma competição como essa. Parabéns aos parceiros, dirigentes e atletas pela dedicação", disse o chefe do Executivo.

Tayra Rodrigues, armadora esquerda do time de handebol feminino do São Bernardo/Metodista, agradeceu o apoio que a Prefeitura tem dado ao esporte. "Mais uma vez tenho que agradecer. Neste ano, completo 18 anos de handebol por São Bernardo e o incentivo é muito grande", afirmou.

Agora, os times continuam a disputa dos estaduais das categorias. Em julho, as equipes representarão São Bernardo do Campo nos Jogos Regionais, competição em que a cidade busca o terceiro título de sua história, o segundo seguido.

Plenária do CIESP SBC com o Prefeito Luiz Marinho

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Prefeito participa de reunião do Consórcio para eleição de novo presidente



O prefeito de São Bernardo do Campo marcou presença nesta sexta-feira (1º) na 28ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada excepcionalmente em uma sexta-feira – a reunião acontece tradicionalmente na primeira segunda-feira do mês.

O destaque foi a eleição dos novos presidente e vice-presidente para um mandato até 31 de dezembro, devido à necessidade de desincompatibilização dos atuais prefeitos na presidência do Consórcio, que são candidatos à reeleição. O prefeito Adler Kiko Teixeira, de Rio Grande da Serra, foi eleito para comandar a entidade, tendo como vice o prefeito de São Caetano, José Auricchio, escolhidos por unanimidade. Kiko assume o posto no lugar do prefeito de Diadema, Mário Reali.

O novo pleito decorre de interpretação jurídica da legislação eleitoral. Este ano, dos sete prefeitos do ABC, quatro não irão disputar a reeleição. A Lei Eleitoral é anterior à Lei de Consórcios Públicos e, por isso, não contempla a situação dos órgãos colegiados que, por exigência da própria Lei dos Consórcios Públicos (11.107/05), têm que ser presididos por chefes do Executivo. Todavia, a desincompatibilização tem por finalidade evitar qualquer possibilidade de impugnação à candidatura dos mandatários por interpretação errônea da legislação eleitoral.

Viário – Além da eleição, houve a apresentação de propostas da empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados, vencedora da licitação para a elaboração do Plano de Mobilidade, estudo que apontará soluções para o viário da região. Também foi agendada uma reunião para o dia 12 de junho, em São Bernardo, a fim de discutir propostas em andamento da Câmara Temática de Logística e Transportes de Carga do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Como um dos avanços para desafogar o trânsito em São Bernardo e região, o prefeito de São Bernardo citou a obra da Nova Lions, cujo trecho rebaixado foi inaugurado no último dia 19. Com a intervenção, uma das obras viárias mais importantes do município, a avenida passa a ter três faixas de circulação nos dois sentidos de pista expressa e outras duas em cada sentido nas vias marginais, o que melhora o fluxo de veículos em São Bernardo, facilita o acesso do ABC à cidade de São Paulo e o transporte de cargas entre os municípios vizinhos.

"Para resolver os problemas de gargalos no trânsito na cidade, outras intervenções serão realizadas, como a implantação do monotrilho, que ligará São Bernardo à Estação Tamanduateí do Metrô, em São Paulo", disse o chefe do Executivo de São Bernardo.

Prefeito inaugura UPA do Rudge Ramos, a sétima de São Bernardo



O prefeito inaugurou nesta quinta-feira (31) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rudge Ramos, a sétima e maior de São Bernardo do Campo. Com a obra, o atendimento na região avança em qualidade. A partir de agora, o Pronto-Socorro foi desativado e os atendimentos transferidos à UPA. A unidade funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana, com serviços pré-hospitalares para pequenas e médias urgências e emergências.

O antigo PS atendia cerca de 400 pacientes por dia, mas em instalações muito menores. E os serviços de urgências oftalmológica e odontológica foram transferidos ao PS Central, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 380, no Centro.

"Esse modelo baseia-se no compromisso com o acolhimento aos usuários e a valorização dos profissionais. Com a reestruturação que estamos promovendo em São Bernardo, estamos implantando uma melhoria na área de saúde que 80% das cidades brasileiras ainda não alcançaram", afirmou Luiz Marinho.

Para completar a instalação da rede de nove UPAs faltam apenas as unidades Silvina/Ferrazópolis e a Alves Dias/Assunção, que serão inauguradas em julho.

Estrutura – Ao contrário das outras seis UPAs construídas com módulos isotérmicos, a do Rudge Ramos é a única feita em alvenaria, mantendo as características das demais. Construída na área da antiga Emeb Rolando Ramacciotti, divide o espaço com a recém-reformada UBS do Rudge Ramos.

Como nas outras UPAs, um dos diferenciais é o atendimento, feito de acordo com a classificação de risco dos pacientes, ou seja, priorizando os casos mais graves. Climatizada e informatizada, a unidade possui sala de espera com televisor e painel eletrônico de chamada, bebedouros em vários pontos e brinquedoteca.

Classificada como tipo II (capacidade de cobertura para mais de 100 mil pessoas), a UPA Rudge Ramos será referência para as áreas das UBSs Rudge Ramos, Vila Dayse, Planalto e Mussolini.

São 1.517 m² de área construída, quatro consultórios, sala vermelha, equipamentos de UTI, laboratório de análises, 12 leitos de observação, farmácia 24 horas, Raio X e base do Samu em período integral. A equipe reúne 12 médicos pediatras, 14 médicos clínicos, 46 auxiliares e técnicos de enfermagem e nove enfermeiros, além de farmacêuticos e auxiliares de farmácia, entre outros.

Para o atendimento, é importante apresentar o cartão SUS, mas o usuário será atendido com ou sem o documento. A UPA Rudge Ramos fica na Rua Ângela Tomé, 260, no Bairro Rudge Ramos. O telefone para mais informações é 4368-1222.



UPAs inauguradas

São Pedro – Alameda Dom Pedro de Alcântara, 273, Vila São Pedro

União/Alvarenga – Estrada dos Alvarenga, 5.579, Bairro Alvarenga

Demarchi/Batistini – Rua Valdomiro Luiz, 279, Bairro Demarchi

Baeta Neves – Rua dos Vianas, 933, Bairro Baeta Neves

Paulicéia/Taboão – Rua Pedro de Toledo, 326, Bairro Paulicéia

Riacho Grande – Rua Marcílio Conrado, 333, Bairro Riacho Grande

Prefeito dá as boas-vindas a moradores do Vila Esperança


O prefeito de São Bernardo do Campo e a secretária de Habitação acompanharam, nesta quarta-feira (30), a mudança de famílias para as novas moradias do Conjunto Habitacional Vila Esperança. A entrega das chaves das 68 unidades foi realizada no dia 25 de maio pelo chefe do Executivo, em cerimônia que contou com a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Até o momento, 53 famílias já se instalaram nas novas moradias e as 15 restantes farão suas mudanças até o dia 10 de junho.

"Não me canso de olhar para dentro de minha casa. Quando recebi as chaves, não me contive de tanta emoção. Passei mais de 10 anos morando em um alojamento, convivendo com ratos e esgoto a céu aberto. Hoje, posso afirmar que sou uma pessoa feliz", afirmou, com lágrimas nos olhos, Liberalina Maria Barbosa, de 67 anos.

O prefeito disse que é um sentimento inexplicável conversar com as pessoas e ver a felicidade delas em poder morar com dignidade.

"Antigamente, essas pessoas moravam em locais com inundações e sem condições e, agora, podem viver em um local muito melhor", ressaltou.

O Conjunto Habitacional Vila Esperança contempla um total de 366 unidades para abrigar famílias residentes em área de risco da Vila Esperança e famílias que moravam nos alojamentos José Fornari e assentamento Pedreira. O conjunto será composto de 162 casas sobrepostas e 204 apartamentos.

As intervenções abrangem, ainda, obras de infraestrutura como redes de água, esgoto, energia elétrica, drenagem e pavimentação, construção de um centro comercial e de uma área de lazer, além da implantação de parque e paisagismo no local.

Alojamento – Na ocasião, o prefeito também vistoriou o andamento da desativação de 29 moradias precárias existentes onde estava localizado o alojamento Pedreira, que por 17 anos abrigou famílias. Em quase duas décadas de existência, o local se tornou um assentamento com moradias em situação de risco. No local, serão construídas as demais casas sobrepostas e apartamentos do Conjunto Vila Esperança.

São Bernardo entrega a UBS Orquídeas, a 10ª reformada e ampliada


A UBS Orquídeas foi entregue pelo prefeito de São Bernardo do Campo à população, nesta quarta-feira (30), totalmente reformada e ampliada. Antiga reivindicação da comunidade, o conjunto de melhorias foi escolhido como prioridade pelos moradores durante as plenárias do Orçamento Participativo (OP) de 2010. Com as intervenções, a unidade mais que dobrou de tamanho, passando de 417 m² para 1.033 m². Entre construção, reforma e ampliação, essa é a décima unidade inaugurada pelo atual governo.

Mas as melhorias não se limitam à expansão do espaço físico. A equipe de profissionais também ganhou reforço, inclusive com um psicólogo, que antes não tinha, além de mais oito trabalhadores, entre enfermeiro, equipe de saúde bucal, técnicos de saúde bucal e recepcionista. O quadro é composto, ainda, por quatro médicos generalistas, nove auxiliares de enfermagem, psiquiatra, farmacêutico e auxiliar de farmácia, bem como 31 agentes comunitários.

"Antes, a UBS parecia qualquer coisa, menos uma unidade de saúde. Agora, a comunidade tem um equipamento decente e, com mais essa obra, temos certeza de estarmos resgatando o atendimento de qualidade na rede municipal", afirmou o chefe do Executivo.

A nova UBS tem dez consultórios médicos e oito consultórios odontológicos, sala para agentes comunitários e apoiadores, banheiros adaptados, brinquedoteca, escovódromo, fraldário, sala para reuniões comunitárias e sala de saúde mental.

Em média, são efetuados 1,2 mil atendimentos médicos por mês e 3,2 mil procedimentos mensais de enfermagem. Além do Jardim das Orquídeas, a UBS beneficia moradores do Parque Bandeirantes, Parque Florestal e Jardim Las Palmas. Ao todo, são 20.350 usuários cadastrados.

Reestruturação – Os investimentos nas UBSs fazem parte de um ambicioso programa da atual gestão para reestruturar a atenção básica no município. Das 32 UBSs, 28 precisavam de algum tipo de intervenção, das quais dez já tiveram as obras concluídas: Jardim das Oliveiras (nova unidade), Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Fincos, Paulicéia, Taboão, Batistini e Rudge Ramos (novas sedes) e Orquídeas. Estão em obras e com inaugurações previstas até junho: Planalto, Alves Dias e Parque São Bernardo. Também estão marcadas as solenidades de assinatura das ordens de serviço para o início das obras de reforma e ampliação das UBSs Farina e Vila Marchi.

A UBS Orquídeas fica na Estrada Poney Club, 1.400, Jardim das Orquídeas. O telefone é 4358-1617.

Prefeito assina decreto oficializando uso das feiras noturnas pelos feirantes

 
O prefeito de São Bernardo do Campo assinou na segunda-feira (28), no Salão Nobre do Paço Municipal, os decretos individuais de permissão de uso das feiras noturnas do Parque São Diogo e do Rudge Ramos. Os documentos oficializam a utilização do espaço pelos cerca de 30 feirantes.

Segundo o prefeito, as feiras livres viraram um ponto de encontro das famílias da cidade. "Vemos todo tipo de público nas feiras, idosos, crianças, homens e mulheres, que têm os elementos tradicionais de compra, mas também artesanato e atrações culturais", disse.

O chefe do Executivo enfatizou, ainda, que é fundamental as feiras livres continuarem se modernizando, sobretudo no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos. "Temos que pensar na sustentabilidade desses locais, pois é uma prestação de serviço que levamos à população e tem que ser de qualidade." De acordo com o prefeito, nos próximos dias deve ser anunciada a instalação de banheiros químicos nas feiras noturnas.

Segundo o representante dos feirantes, Antonio Carlos Oliveira Borges, as feiras noturnas permitem à população uma nova opção de compra e entretenimento. "É um local em que a família são-bernardense se encontra. Além da sociabilidade, tem um atrativo que o mercado não tem, que é a negociação de preços", disse.

Na cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo apresentou uma pesquisa de satisfação dos clientes das feiras noturnas. Os pontos positivos elencados foram baixo impacto ao trânsito e pouco incômodo à população, iluminação, qualidade dos produtos, variedade das barracas, localização e segurança.

O secretário lembra que no Brasil e no mundo as feiras livres são a forma mais tradicional de comércio e, por isso, precisam de aperfeiçoamento. "Temos que introduzir novos equipamentos, como a balança eletrônica, trabalhar a reciclagem do lixo, ter opções de oferecimento de crédito e do dinheiro eletrônico, além da formalização e capacitação de feirantes."

Prefeito vistoria obras de acesso viário no CEU Regina Rocco Casa



O prefeito de São Bernardo do Campo vistoriou nesta terça-feira (29) o andamento das obras de acesso viário ao Centro de Educação Unificado (CEU) Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro, no antigo Clube da Volks.

Acompanhado de secretários municipais, o chefe do Executivo disse que a obra deve priorizar a entrada e saída dos pedestres, sem deixar de atender o transporte de veículos escolares e dos profissionais da educação. "É preciso dar uma atenção especial a todas as formas de acesso ao complexo educacional, de forma a garantir segurança e tranquilidade na entrada e saída das crianças, familiares e da comunidade", afirmou.

O CEU Regina Rocco Casa atende 5.168 crianças de 0 a 10 anos. Assim que concluídas as obras dos equipamentos culturais e esportivos, o complexo será aberto à comunidade, inclusive aos fins de semana.

O centro educacional une ampla estrutura em uma área verde aliada ao acesso a tecnologias modernas para o ensino infantil e fundamental. O projeto pedagógico segue a mesma diretriz da rede municipal de ensino.

Além das 112 salas de aula para 184 turmas, o complexo reúne teatro, quadras poliesportivas, ginásio de ginástica artística, ateliê de artes e ciências e, futuramente, na mesma área, o Estádio de Atletismo, com 400 metros e arquibancada coberta para cinco mil pessoas, que poderá receber eventos nacionais e internacionais.

Além do CEU Regina Rocco Casa, São Bernardo inaugura até o fim deste ano mais três unidades, os CEUs Celso Daniel (no Bairro Cooperativa), Silvina e Parque Hawaí.