PESQUISAR ESTE BLOG

NOSSO PREFEITO É TUDO DE BOM...

NOSSO PREFEITO É TUDO DE BOM...
Meu nome é Maria da Silva Santos e moro em SBC. Resolvi criar este blog para divulgar tudo o que o nosso prefeito tem feito pela nossa cidade e por nós. Graças a ele tenho como ir trabalhar e deixar meus 2 filhos na EMEB Agostinho Santos que está totalmente nova e equipada... Em nome de todos os moradores eu agradeço. LUIZ MARINHO 2012. Queremos continuar com você !

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Recapeada e com ciclovia, Avenida João Firmino é inaugurada pelo prefeito


A Avenida João Firmino, inaugurada na sexta-feira (15) pelo prefeito de São Bernardo do Campo, está mais moderna e segura. A via, que liga a região central da cidade aos bairros Assunção e Alvarenga e é uma alternativa de acesso à rodovia Anchieta, foi toda revitalizada e ganhou a terceira e maior ciclovia do município, de 1,7 quilômetros. O objetivo das intervenções é garantir melhor fluidez ao tráfego de veículos e oferecer condições de conforto e segurança aos pedestres.

De acordo com o prefeito, além da revitalização, foi feita uma grande obra de drenagem na Avenida João Firmino e vias adjacentes, como na Rua Ana Maria Martinez que sofria com problema de alagamento nos períodos de chuva. "Estamos realizando um processo de transformação na cidade, pensando em uma melhora da qualidade de vida da população. Temos intervenções em todas as áreas do município, que está sendo planejado a curto, médio e longo prazo", disse.

As obras da avenida, que tiveram início em novembro de 2010, também inclui nova pavimentação, construções de canteiros centrais, calçadas (em um total de 9,3 mil m²), quatro lombofaixas (faixa de travessia elevada para acessibilidade de pedestres), sendo duas em cada sentido, 89 rampas de acessibilidade e projeto paisagístico.

Com três faixas de rolamento, a via recebe uma média diária de 1,8 mil veículos nos horários de pico. Para melhorar a fluidez do trânsito na via, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) eliminou as conversões à esquerda no canteiro central. A alternativa aos motoristas são os retornos semaforizados, a exemplo das ruas Cristiano Angeli e Walter Carlos Zanini, que possuem mão única de direção. Também foi eliminado o semáforo da Avenida Senador Ricardo Batista, que ganhou no lugar uma rotatória, substituídos os equipamentos de semáforos e instaladas novas travessias de pedestre.

O morador do Bairro Assunção Jaime Rodrigues da Silva, 69 anos, agradeceu a Administração pela entrega da obra. "A avenida ficou maravilhosa e ainda ganhou uma ciclovia. Além disso, agora está bem sinalizada, principalmente para o pedestre, pois antes ocorriam muitos acidentes", disse o aposentado.

Drenagem – Para minimizar os problemas de alagamento na região da João Firmino e vias adjacentes, a Prefeitura ampliou e adequou o sistema de drenagem da via e das ruas Ana Maria Martinez, Urbano de Oliveira Duarte, Dr. Antônio Jorge Franco, Dr. Fleming, Argia, Assunção e a Avenida Álvaro Guimarães. Os serviços proporcionaram, inclusive, a melhoria do escoamento do Córrego Palmeiras, que passa sob a João Firmino.

No total, foram executados dois mil metros de galeria de águas pluviais, 298 novas bocas de lobo e de leão (para captação de água), 7.672 metros de guia e sarjeta e 64 metros de túnel por baixo da avenida, por meio de perfuração do solo, de forma a minimizar os impactos no trânsito durante a obra. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) construiu um coletor-tronco para que o esgoto seja encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ABC.

Paisagismo – A revitalização paisagística da Avenida João Firmino abrange o canteiro central e as praças vizinhas – Dellabarba, Luis Casa e José Stangorlini –, totalizando uma área de 11 mil m². Foram construídos novos passeios, implantadas áreas ajardinadas, além de novos mobiliários urbanos e iluminação.

O objetivo da revitalização vai além da questão estética, transformando a avenida em um corredor verde urbano, no qual foi priorizada a vegetação nativa.

Na Praça Dellabarba, a quadra poliesportiva foi reformada e o espaço ganhou novo piso, com acessibilidade e playground para crianças. E a Praça Luís Casa teve as áreas de convívio e circulação ampliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA PARTICIPAÇÃO...
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!
VOLTE SEMPRE!